TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Do Adulto

Casos: Alimentação Do Adulto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  7.972 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA

FUNESO

ALIMENTAÇÃO NO ADULTO

OLINDA 2014

ÍSIS DE FÁTIMA

MARÍLIA COSTA

NATHÁLIA MIRANDA

POLLYANA SANTIAGO

ALIMENTAÇÃO NO ADULTO

OLINDA 2014

INTRODUÇÃO

A idade adulta inicia-se a partir dos 19 anos de idade.Os hábitos alimentares e de atividade física adquiridos na infância e na adolescência tendem a permanecer na vida adulta, por isso é de fundamental importância que as crianças e os adolescentes sejam bem orientados a possuírem uma alimentação saudável, a fim de que esta possa ser mantida na vida adulta.

A nutrição na fase adulta é indispensável para todo e qualquer indivíduo devido a importância na promoção da saúde, do bem-estar e na prevenção de doenças. Uma dieta adequada aliada a combinação de exercícios físicos são essenciais para que um indivíduo tenha um envelhecimento saudável e quando idoso não venha a ter limitações de atividades diárias. A forma de alimentação do adulto interfere diretamente na qualidade de vida do idoso pois uma dieta adequada durante a vida adulta resultará em um idoso consequentemente mais saudável. Temos ciência que a equipe de enfermagem é um dos grandes responsáveis pela promoção, manutenção e recuperação da saúde dos indivíduos, e que a alimentação tem primordial papel neste aspecto.

Portanto, é imprescindível que se promova o conhecimento nutricional aos profissionais de enfermagem para que assim incorporem uma base apropriada para prestar assistência adequada aos clientes.Além disso, o adulto é responsável pela formação dos hábitos alimentares das crianças e pela compra e preparo dos alimentos em casa, transmitindo assim seus hábitos alimentares a seus filhos. Desta forma, buscamos neste estudo aprofundar nossos conhecimentos no assunto proposto, a fim de que no futuro possamos proporcionar um atendimento seguro e eficaz aos nosso pacientes.

1. NUTRIÇÃO NA FASE ADULTA

A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promover e a proteger a saúde, assim possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.

Alimentar-se de forma digna, colaborando a ter uma vida saudável, ativa, participativa e de qualidade, requer uma atenção especial na dieta, introduzindo na alimentação todos os nutrientes necessários para uma boa qualidade de vida, como vitaminas, lipídios, proteínas, minerais que são encontrados em frutas, hortaliças, grãos, laticínios; não consumindo em excesso, muito menos em quantidades insuficientes.

Dessa forma a dieta com níveis satisfatórios de nutrientes proporciona ao individuo um peso adequado, boas condições de imunidade, menos risco de desenvolver determinadas doenças como diabetes, hipertensão, melhora o humor, a concentração e ainda traz mais diversos benefícios.Após os 50 anos é aconselhada a ingestão rotineira de alimentos ricos em vitaminas, principalmente A e C. A mulher na menopausa deve ingerir alimentos ricos em cálcio com regularidade, pois tem maior probabilidade do que o homem de ter osteoporose.

O principal objetivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar que se mantenha em forma, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunológico, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. Em longo prazo, o objetivo de uma alimentação saudável é diminuir o risco de doenças.

2. DEFICIÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO

A falta de diversidade na alimentação e uma educação nutricional equivocada por parte da população adulta impedem que o indivíduo tenha uma boa qualidade de vida. Na atualidade percebe-se o alto consumo de comidas prontas, enlatados, sanduíches, tortas, frituras e a deficiência de frutas, vegetais, grãos e alimentos mais saudáveis na dieta dos indivíduos, alimentos imprescindíveis na promoção e manutenção da saúde. Essa soma de fatores podem proporcionar diversos problemas ao individuo, desde uma mudança de humor até patologias crônicas.

2.1 PATOLOGIAS ASSOCIADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO

Uma dieta inadequada pode levar um individuo a ter diversas complicações em sua saúde, o excesso ou a deficiência de alguns nutrientes trazem à tona diversas patologias que podem perdurar por toda a vida. As patologias que acometem os indivíduos vão desde a desnutrição, responsável por diminuir a defesa imunológica facilitando o desenvolvimento de patologias, até doenças cardíacas, hipertensão, acidente vascular encefálico, doença pulmonar crônica obstrutiva e o câncer.

3. FATORES QUE INTERFEREM NA ALIMENTAÇÃO

Atualmente a população tem sofrido bastante para conseguir manter uma alimentação adequada, e diversos fatores influenciam negativamente neste momento, entre eles está o trabalho, muitas vezes o cidadão não tem um tempo adequado para poder se alimentar. Outro aspecto importante é a vida social visto que as pessoas com quem nos relacionamos e os lugares onde frequentamos muitas vezes influenciam no alimento que comemos. Outro vilão é a rotina diária que consome o tempo fazendo com que as pessoas não façam compras,

preparem refeições e acabam comendo alimentos mais rápidos no preparo e na maioria das vezes se alimentam em pé. E para finalizar, a limitação financeira que por diversas vezes o individuo deixa de alimentar-se bem porque não tem condição de comprar o alimento necessário para manter-se bem nutrido.

4. ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIO FÍSICO

Uma boa qualidade de vida vai muito além de uma nutrição adequada, pois depende também de atividades físicas realizadas regularmente. São diversos os benefícios desta combinação, que vão desde a manutenção do peso adequado, evitando a obesidade, promovendo a manutenção de massa muscular, proporcionando uma melhor disposição na realização de atividades diárias, elevando os níveis de humor e autoestima, até a diminuição do risco de várias patologias como doenças cardiovasculares e outros. Portanto, a orientação voltada para a qualidade de vida de um individuo, promovendo assim a proteção e promoção a saúde englobam a alimentação e a associação de exercícios físicos.

5.ALIMENTAÇÃO E INTESTINO

O equilíbrio das bactérias intestinais ocasionam a manutenção adequada do intestino, assim como da nutrição correta para manter em bom estado os enterócitos e colonócitos, células da mucosa intestinal, ou seja, a integridade da mucosa intestinal e o bom funcionamento do intestino dependem de uma alimentação adequada. Uma dieta rica em fibras evita a diminuição do peristaltismo e o atraso no trânsito do alimento proporcionando uma melhor

absorção dos nutrientes, uma sensação de bem estar estomacal, diminuindo a probabilidade de irritação intestinal, evitando diarreias e além disso protege a integridade das células intestinais.

6. BENEFÍCIOS DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Os benefícios de uma boa alimentação são diversos: melhoram os níveis e fatores fisiológicos; a memória; a locomoção; fornece energia para a pratica de atividades; melhora a integridade gastrointestinal; a absorção de nutrientes; o bem-estar estomacal; exerce papel importantíssimo na função imunológica; mantém o peso corporal adequado; diminui os riscos de doença crônica, e; melhora o bem estar e o humor do indivíduo.

7. DICAS IMPORTANTES PARA OS ADULTOS

Substituir o pão francês pelo integral. Além de proteger as artérias, a massa integral possui boas doses de fibras, melhora o trânsito intestinal, diminui o esvaziamento gástrico com prolongamento da saciedade e reduz a absorção do colesterol e da glicose.

Trocar o leite integral pelo leite desnatado.A bebida desnatada tem a mesma quantidade de mineral do que a integral, com vantagem de ter menos gordura como acido graxo saturado, o excesso desse tipo de gordura eleva os níveis do mau colesterol “LDL”.

Retirar a pele do frango, mais isso deve ser feito antes de levar a carne ao fogo, pois quando submetidos ao calor, a gordura saturada e o colesterol presente na pele conseguem penetrar na carne.

Substituir o consumo de refrigerantes por suco de fruta natural.Refrigerantes são calóricos e ricos em açúcar.

Substituir a sobremesa pelas frutas.Caso isso não seja possível dê preferência a sobremesas feita com fruta, ou então por picolés também de frutas.

Importante desenvolver técnicas para evitar exageros quando comer fora de casa. Quando for a um churrasco, coma bastante salada e pouca carne. Troque a cerveja pelo refrigerante dietético, por exemplo.

Acrescentar ingredientes como, ervas,temperos,especiarias e outros condimentos.Cozinhar com especiarias e ervas aromáticas é muito saudável e é recomendado o seu uso, pois estes condimentos faz com que se diminua ou não utilize outros temperos considerados menos saudáveis, como o sal ou temperos prontos.

CONCLUSÃO

O trabalho abrange a nutrição na fase adulta, enfatizando a importância de uma alimentação adequada para manutenção e promoção da saúde do individuo, e tratando da função do enfermeiro em proporcionar uma dieta adequada objetivando uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Foi possível observar as dificuldades encontradas no indivíduo adulto em se manter bem alimentado, por fatores que variam desde a falta de tempo para uma boa alimentação até as disfunções que modificam a dieta do indivíduo. Foi constatada a importância de o enfermeiro possuir o conhecimento a ponto de poder orientar qual seria a melhor maneira de se alimentar, os alimentos que devem ser consumidos, a necessidade da prática de exercícios diários, e o cuidado voltado ao individuo quanto paciente para mantê-lo bem nutrido proporcionando uma recuperação mais rápida possível. A nutrição adequada de todo individuo corresponde a um balanceamento de proteínas, vitaminas, minerais, carboidratos, lipídios e água. É possível viver por muitos anos e com saúde, mas para isso há a necessidade de uma alimentação adequada somada a prática diária de exercícios físicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

MAHAN, L. Kathleen; e ESCOTT-STUMP, Sylvia; Traduzido por: FAVANO, Andrea. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11ª ed. São Paulo. ROCA, 2005.

OLIVEIRA, Jose Eduardo Dutra de. Ciências nutricionais: Aprendendo a aprender / J.E. Dutra-de-Oliveira, J. Sérgio Marchini. – 2ª ed. São Paulo: SARVIER, 2008.

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »