TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente

Tese: Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 9

Considerando que o ambiente interfere na saúde humana, as conferências internaciona sobre promoção da saúde são de extrema importância, por favorecem debates relativos às ações que devem ser desencadeadas para atingir as metas estabelecidas nessas convenções. Leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. O movimento internacional em prol de melhorias na saúde foi iniciado em 1977, ocasião em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou a 30ª Assembléia Mundial da Saúde para debater o tema “Saúde para todos no ano 2000”. No entanto, esse evento não foi de importância histórica para a saúde dos brasileiros.

II. Para que um empreendimento humano seja sustentável ele deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

III. A sustentabilidade está relacionada a diversas ações, entre as quais excluem-se a exploração controlada de recursos naturais de florestas e matas, garantido o replantio, a preservação de áreas verdes; o incentivo à produção e consumo de produtos orgânicos e à exploração controlada, racionalizada e planejada de recursos minerais. Além disso, é possível criar fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e radioativa); reciclar resíduos sólidos, criar recursos de gestão sustentável nas empresas; estimular o consumo consciente de água e adotar medidas que impeçam a poluição dos recursos hídricos e a purifiquem os já contaminados.

IV. A alfabetização ecológica é fundamental para que a sustentabilidade seja aplicada, pois leva o indivíduo a compreender que a educação é o pilar fundamental de uma nova relação ser estabelecida entre o humano e o meio ambiente.

Estão corretas as alternativas:

A

I, II eIII

B

Somente a afirmativa II

C

Somente a afirmativa IV

D

Somente a afirmativa III

E

I, II e IV

Em 1980 o Canadá criou o termo “cidade saudável”, que ainda hoje norteia todas as ações de saúde propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação a esse termo, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. A cidade somente pode ser considerada sustentável se abrigar uma comunidade forte e solidária.

II. A participação da população nas ações e decisões no âmbito da saúde não interfere no processo de construção de cidades sustentáveis.

III. É imprescindível que a cidade sustentável seja um ambiente favorável à qualidade de vida e à saúde das pessoas.

IV. A cidade sustentável deve satisfazer a todas as necessidades básicas dos cidadãos: conter vida cultural ativa e uma economia forte, diversificada e inovadora.

Estão corretas as afirmativas:

A

I, III e IV.

B

III e IV.

C

II e IV.

D

II e III.

E

I e II.

De acordo com a Constituição o meio ambiente é um direito de todos e assim, todos tem o dever de fiscalizar. Em relação ao meio ambiente, leia as afirmações abaixo:

I. Existem órgãos ligados ao meio ambiente que podem fiscalizar as empresas e o comércio que são o Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Delegacia de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

II. A Lei 9.605 de 1998 estabelece sanções para quem praticar condutas e atividades lesivas ao meio ambiente (englobando o gerenciamento inadequado de resíduos sólidos).

III. De acordo com a Constituição Federal de 1988 (Art. 225, parágrafo 3º): “As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.

IV. O dano causado ao meio ambiente (poluição de corpos hídricos, contaminação de lençol freático e danos à saúde) não devem ser reparados pelos responsáveis pelos resíduos , mas reparação do dano é complicada tecnicamente e envolve muito mais recursos financeiros do que a prevenção (ou seja, investimentos técnico-financeiros na gestão adequada de resíduos).

Estão corretas:

A

a) I, III, IV

b

B

b) I, II, III

c

C

c) I, III, IV

D

d) Somente a alternativa III

E

e) Somente a alternativa II.

O termo sustentabilidade é proveniente da habilidade de sustentar uma ou demais condições mostradas por alguém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com