TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Arquitetura Vivenciada

Exames: Analise Arquitetura Vivenciada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

VIVIENDA EL REFUGIO – Casa O Refugio

Localização: Villa el Carmen em Santa Cruz de la Sierra - Bolívia

Arquiteto: KG. STUDIOS + ASSOCIATES, Arquiteta: Karen Gutiérrez Pereyra

Ano do Projeto: 2012

Metragem: 260m²

O Refugio é uma casa unifamiliar situada na Bolivia, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, a qual conta com uma alta densidade populacional devido a sua localização geográfica.

Villa el Carmen

Nos arredores de Santa Cruz de la Sierra se encontra a Villa el Carmen, uma urbanização que se enmarca em uma zona quase desértica formando um clima quente subtropical e por sua vez caracterizada por contar com pouca população urbana.

Este complexo residencial de aproximadamente 30 hectares distribuídos em diferentes solares, conta com uma parcela de 3550m² onde se encontra a casa O Refugio com uma área construída de 260m².

Casa O Refugio

Conceito: A casa esta organizada em um só espaço, surgindo a partir das determinantes, estabelecendo uma relação do interior com o exterior respeitando o meio ambiente e ajustando-se as normas estabelecidas para o local.

Analise comparativa segundo Simon Unwin por Geferson Bertoldi

Identificação do lugar: O conceito baseou-se em uma casa de campo, o objetivo foi realizar uma casa agradável tanto ao entorno como ao ser humano, onde prima um contexto de ar livre e pouco estruturado. O projeto foi pensado como uma segunda residência, que deve ser funcional, mas sobre tudo deve ser um espaço propicio para o relax.

Lugares Primitivos: A casa conta com espaços primitivos distribuídos em duas áreas principais, publica e privada, na área publica encontramos o estar, em qual se utiliza para acessar o restante da residência e reflete-se na cozinha integrada com a sala de jantar, a sala de estar cria um ponto de encontro e por sua vez um vinculo de união e socialização, já que une os espaços, assim sendo o altar(mesa de jantar) se faz notar como centro da casa. Por outro lado temos a área privada distribuída por três quartos, um principal e dois secundários utilizados para o descanso, o sonho (local de dormir) o qual tem anexo um banheiro para as necessidades.

Lugar primitivo (o altar) representado na imagem acima pela pia, mesa de jantar e sofá.

Aproveitamento das preexistências ambientais: O clima em Santa Cruz conta com calor tropical e fortes ventos na maioria do ano. Com base na arquitetura bioclimatica, aproveita muito bem os fatores que a natureza oferece, a localização da residência de frente para o norte permite que a luz entre pelas laterais oferecendo iluminação para todos os espaços, além disso a casa corresponde aos fortes ventos laterais mediante o uso de brises que redistribuem o ar, pelos quais o clima se mantem agradável no interior da residência.

Incidência Solar e Direção dos ventos

O contexto formado por material vegetal, arbustos e arvores são muito bem aproveitados para oferecer sombra e ventilação para a casa.

Elementos fundamentais da arquitetura: Na área delimitada de 3550m², em um terreno totalmente plano onde se eleva uns 70cm uma plataforma, a qual visualmente cria a sensação de que esse volume esta flutuando, por outro lado, a casa conta com colunas, teto e aberturas que encontram-se na frete e nos lados da casa antepondo-se ás paredes laterais, cumprindo desta maneira com a maioria dos elementos que propõe Unwin.

Elementos variáveis da arquitetura: Na residência o trabalho da luz junto com a cor exerce um papel determinante dentro da mesma, contando com abundante iluminação, a qual é aproveitada ao máximo por todos os ambientes da casa, integrando-se com a cor branca situada no piso e na parede criando um efeito de amplitude, frescor e harmonia nos espaços. De noite se recorre a uma iluminação artificial situada no interior e exterior. Ao entrar na casa encontram-se varias texturas, desde madeira até piso liso. O som presente é o que oferece a natureza, a qual se encontra rodeada.

Imagem da vista interna da casa onde se vê um jogo com a luz e a cor branca.

Elementos que cumprem mais de uma função: A residência apresenta vários elementos que nos dão a entender que se aplica esse capitulo do livro, primeiramente um fechamento que atua como fachada principal da casa e por sua vez mediante uma serie de subtrações serve como uma área de preparação de comida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com