TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Cadeia

Artigos Científicos: Analise Da Cadeia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 6

Analise os canais de reuso, desmanche e reciclagem, distinguindo suas principais características. Quais diferenças podem ser observadas?

Trabalho Gestão da cadeia dos suprimentos

Cap. 3 questão 3

De que maneira a tecnologia pode contribuir para a redução do ciclo de vida dos produtos?

R: o avanço tecnológico e a inovação foram fatores determinantes para a evolução dos diferentes sistemas produtivos e possibilitaram o crescimento e desenvolvimento econômico de diferentes nações. Por outro lado, a gestão ambiental também se beneficiou, de forma significativa, dos avanços tecnológicos e possibilitou a minimização de impactos ambientais ocasionados por indústrias de diversos segmentos. Uma forma de adequação da gestão ambiental às ferramentas tradicionais empresariais é a logística reversa que surge como alternativa diante da problemática ocasionada pelos produtos pós-consumidos, resíduos e produtos pós-venda fora de conformidade. O aumento da quantidade e diversidade de materiais descartáveis é outra questão que remete à redução da duração do ciclo de vida dos produtos, o que provoca alterações de gestão nas empresas pela adoção de critérios para uma efetiva responsabilidade socioambiental em relação aos seus produtos pós-venda e pós-consumo.

Cap. 3 questão 5

Cite uma situação em que a logística contribui para a redução do ciclo de vida de produtos.

R: A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e devem retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.

Do ponto de vista financeiro, fica evidente que além dos custos de compra de matéria-prima, de produção, de armazenagem e estocagem, o ciclo de vida de um produto inclui também outros custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do seu fluxo reverso.

Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar qual o impacto de um produto sobre o meio ambiente durante toda a sua vida. Essa abordagem sistêmica é fundamental para planejar a utilização dos recursos logísticos de forma a contemplar todas as etapas do ciclo de vida dos produtos. O caso Xerox é um dos exemplos de empresas em que a logística reversa e os cuidados na montagem da rede reversa em nível internacional fazem parte da estratégia empresarial, com excelentes resultados. A revalorização logística dos equipamentos usados garantida pela rede reversa até as consolidações em centros de distribuição reversos especializados leva à revalorização econômica e tecnológica pelo reuso de seus equipamentos e componentes, e à revalorização ecológica, reduzindo o impacto ao meio ambiente obtendo um resultado positivo em sua imagem corporativa junto aos clientes e à comunidade em geral.

Cap. 3 questão 8

De exemplos de produtos que apresentam evidencias de redução do seu ciclo de vida e assinale as evidencias nesse caso.

R: O caso Xerox é um dos exemplos de empresas em que a logística reversa e os cuidados na montagem da rede reversa em nível internacional fazem parte da estratégia empresarial, com excelentes resultados. A revalorização logística dos equipamentos usados garantida pela rede reversa até as consolidações em centros de distribuição reversos especializados leva à revalorização econômica e tecnológica pelo reuso de seus equipamentos e componentes, e à revalorização ecológica, reduzindo o impacto ao meio ambiente obtendo um resultado positivo em sua imagem corporativa junto aos clientes e à comunidade em geral..

O objetivo ecológico ou de imagem corporativa na logística reversa constituem-se de ações empresariais que visam contribuir com a comunidade pelo incentivo à reciclagem de materiais, à alterações de projeto para reduzir impactos ao meio ambiente, entre outros. A substituição da embalagem de poliuretano pelo papel no grupo McDonald´s visando a redução do impacto e melhoria em reciclagem e o projeto do automóvel Volvo reciclável, no qual as condições de desmontagem foram facilitadas, são exemplos de objetivos desta natureza.

A empresa de cosméticos americana Estée-Lauder, além de oferecer um serviço diferenciado a seus clientes ao implantar tecnologia de informação em sua logística reversa, obteve enormes economias pela redução de perdas e pela possibilidade de redistribuição de produtos.

As conhecidas empresas varejistas Wall Mart, Kmart e Sears possuem diversos centros de distribuição reversos nos Estados Unidos , e contratam terceiros para operá-los de forma a dar suporte ao crescimento de devolução de produtos, função de políticas de liberalização de devolução espontânea de mercadorias.

Cap. 3 questão 10

Discuta as consequências da descartabilidade para a sociedade em geral.

R: Relação com os objetos se tem uma contribuição da mídia, que trata as relações humanas como descartáveis e também sujeitas à aceleração do consumo. O que me vem à cabeça é a propaganda de uma operadora de celular em que o patriarca reúne a família para novamente contar a história de quando seus avós, ou bisavós, vieram da Polônia. Então um jovem que está na ocasião comenta com o outro: “não dá pra trocar o chip?”.

Nossa sociedade moderna, liberal, traz consigo também a marca dos excessos. Excesso de trabalho; excesso de medicamentos, principalmente dirigidos aos “transtornos mentais” que se proliferam a cada dia, numa tentativa de amortização do sofrimento causada pelas perdas e lutos; excesso de comida e fast foods, sem que se possa ficar acima do peso!!! (vide a bulimia e a anorexia das nossas modelos); excesso no uso de álcool e outras drogas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com