TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Swot

Ensaios: Analise Swot. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE SWOT

Pontos Fortes

Nome de marca muito forte, imagem e reputação

McDonald’s é a maior cadeia de restaurantes no mundo, com mais de 31000 restaurantes em mais de 120 países. A marca é reconhecida em todo o mundo.

Grande market share

McDonald’s é considerado o maior player em tamanho e alcance global. A empresa vem aumentando seu market share ao longo dos anos. Em 2006 o McDonald’s tinha 19% do mercado de alimentação.

Treinamento especializado para cargos gerenciais

A empresa tem um forte programa de treinamento de executivos com a Universidade do Hambúrguer. Como resultado a empresa tem um grande número de gerentes altamente capacitados.

Menus adaptados aos costumes locais

Nos países em que se estabelece o McDonald’s desenvolve menus adaptados à cultura local e adequa seu processo logístico para permitir a produção desses itens em escala.

Foco no consumo do público infantil

A empresa foca o público infantil com itens como brindes vinculados a produtos específicos do menu, playgrounds, etc, atraindo também os pais para o consumo.

Responsabilidade social

Campanhas como o Mc Dia Feliz onde todas as vendas de um determinado produto são revertidas para instituições de caridade melhoram a imagem da empresa junto ao público em geral.

Parcerias com as marcas mais famosas

A empresa oferece as marcas mais conhecidas nos seus restaurantes: Coca Cola, ketchup Heinz, etc.

Pontos Fracos

Imagem de alimentação não saudável

Ano após ano e principalmente após o filme “A dieta do palhaço” a imagem das refeições servidas pela rede de restaurantes ficou vinculada a comida não saudável, sendo servida em porções exageradamente grandes e com muita carga calórica e muita gordura, onde há a concentração mínima no fornecimento de alimentos orgânicos.

Perda de clientes devido à concorrência com outras cadeias

Muitas redes de fast food vêm estabelecendo-se no mercado ao longo dos anos, provendo refeições padronizadas e rápidas, provendo um grande leque de escolha aos clientes alvo do McDonald’s. O fato de não atuar no mercado de Pizza também limita a sua capacidade no mercado de prestadores de pizza.

Altos índices de turnover de funcionários

Muitos jovens têm no McDonald’s o seu primeiro emprego, entretanto as posições são vistas como mal remuneradas e com baixo índice de aprendizado. Isso resulta em uma taxa alta de turnovers, o que aumenta o custo de treinamento de novos funcionários.

Ações legais

A empresa foi envolvida em várias ações legais de diversas naturezas. Por exemplo: há muitos casos envolvendo a patente da marca. McDonald’s força todos os restaurantes que usam as iniciais “Mc” a trocarem de nome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com