TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia e Fisiologia Humana

Por:   •  21/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.818 Palavras (20 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

SÔNIA BARBOSA DE ROCHA MELO

RELATÓRIO:

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

São Desidério/ BA

2022

SÔNIA BARBOSA DE ROCHA MELO

RELATÓRIO:

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

 

Trabalho apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Radiologia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana.

Tutor à distância: Milena Castilho de Moraes Oliveira.

São Desidério/ BA

2022

INTRODUÇÃO

[pic 2]

A Anatomia humana é ocampo da biologia responsavel por estudar a forma e a estrutura do organismo, bem como as suas partes. É a parte da bilogia que se preocupa  com o siolamento de estruturas e seu estudo. Ela é sem duvidas, extremamente importante para a compreensão do funcionamento do corpo humano, que constitui um dos estudos mais antigos da humanidade. Cinco milênios antes de Cristo os egípcios já desenvolviam técnicas de conservação dos corpos e rudimentares metódos cirúrgicos.

A anatomia se refere ao estudo da estrutura e das relações entre as funções e/ou funcionamento as partes do corpo, isto é, como elas trabalham. A função nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso, será possível aprender sobre o corpo humano estudando a anatomia e a fisiologia em conjunto. Como cada estrutura do corpo está designada para desempenhar uma função específica, e como a estrutura de uma parte, muitas vezes, determina sua função.

Com este estudo do corpo humano é possivel aprender como ele é organizado e como ocorre o seu funcionamento. Atrves deste estudo será possivel adquirir conhecimento mais aprofundado de como estes sistemas, em geral, cooperam entre si, para manter a saúde do corpo como um todo e como estes sistemas interagem para mantê-lo saudável, introduzido aos vários sistemas que compõem o nosso organismo.

DESENVOLVIMENTO

A pele recobre a superfície do corpo e é constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes. Dentre suas funções, está: Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito, ser um grande receptor para as sensações gerais (dor, pressão, tato, temperatura), colaborar na regulação da temperatura do corpo, participação na excreção de várias substâncias, proteção contra os raios ultravioleta; formação da vitamina D3; Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. 

A pele é o maior órgão do corpo humano. A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é designada pele espessa. Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada. Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme: 

A Camada basal ou camada germinativa como é conhecida, são células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme, responsáveis pela constante renovação do epitélio, com intensa atividade mitótica, contendo as células-tronco da epiderme, os melanócitos e as células de Merkel.

A Camada espinhosa é formada por células poligonais, cubóides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e com expansões citoplasmáticas que contém tonofibrilas, unindo-se através de desmossomas, dando a célula um aspecto espinhoso. A Camada granulosa formada por células poligonais com núcleo central, visivelmente achatadas, contendo inúmeros grânulos de querato-hialina (basófilos), que expelem também corpos lamelares, substancia fosfolipídica associada à glicosaminoglicanas, espalhando no espaço intercelular vedando esta camada de células, impedindo a passagem de compostos, principalmente de água. A Camada lúcida, uma fina camada de células achatadas, apresentam filamentos de queratina preparados de modo compacto e orientados paralelamente à superfície da pele. As células mortas, sem núcleo e sem organelas, chamadas de camada córnea. Uma membrana celular bem espessa e citoplasma cheio de queratina, as quais são removidas no processo de descamação natural da pele. As células são pavimentosas, anucleadas e queratinizadas. Esse estrato confere proteção contra o atrito, a invasão de micro-organismos e a perda de água. Sua espessura varia, sendo maior na pele grossa, submetida a mais fricção do que a pele fina.

O Sistema esquelético é composto de 206 ossos em formatos e tamanhos diferentes, também por cartilagens, ligamentos e tendões. O esqueleto é o responsável por sustentar e dar forma ao corpo humano e por proteger os órgãos internos, que juntamente com o sistema muscular produzem os movimentos exercidos pelo corpo. Os ossos são estruturas vivas, resistentes e dinâmicas. Entre suas propriedades, uma das mais interessantes é a capacidade de regeneração em casos de fraturas.Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, o axial sendo constituido por 80 ossos, e a parte apendicular composto por 126 ossos.

O esqueleto axial é composto pelo crânio, que é constituido por ossos faciais e cranianos, garantindo a proteção do encéfalo e um pouco do sistema nervoso central. Osso hioide, localizado na região do pescoço sem articulação, entre a mandibula e a laringe. As vertebras são ossos que constituem a coluna vertebral, tendo como função principal garantir a proteção da medula espinhal. As costelas, formada por 12 pares de ossos que apresentam um formato oval. O esterno, localizado na parte anterior do torax, mais conhecido como osso do peito.

O esqueleto apendicular é composto por 126 ossos, os quais formam os membros. Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos). Os membros superiores são constituídos pelo úmero (osso do braço), ulna e rádio (ossos do antebraço), carpos (ossos do punho), metacarpos (ossos da palma da mão) e falanges (ossos dos dedos). Os membros inferiores são constituídos pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (ossos da perna), patela (osso do joelho), tarsos, metatarsos e falanges (ossos dos dedos). A cintura pélvica é constituída pelos ossos do quadril, também chamados de ossos pélvicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (333.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com