TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia Ferropriva

Artigo: Anemia Ferropriva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

A anemia por deficiência de ferro representa um dos maiores problemas nutricionais presentes em todo mundo, afetando sobre tudo indivíduos de países em desenvolvimento. Da população mundial, estima-se que 66% a 80% sejam deficientes em ferro, por volta de 30% são anêmicos, o que equivale a 2 bilhões de indivíduos. Entre essa população, alguns grupos são mais acometidos, a saber, as lactantes, pré-escolares, adolescentes e mulheres em idade fértil. A etiologia da deficiência de ferro resulta do esgotamento de suas reservas no organismo e pode ocorrer devido à necessidade aumentada de ferro (fatores fisiológicos), diminuição da oferta ou absorção (fatores nutricionais) e fatores patológicos. Além desses aspectos, como agentes agravantes, e muita vezes determinantes da formação insuficiente de depósitos de ferro, devem ser lembrados os baixos níveis socioeconômicos e culturais, as condições de saneamento básico e de acesso ao serviço de saúde. (CAMILLO et al., 2008).

Dentre as deficiências nutricionais mais presentes em todo o mundo, a anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é reconhecida como uma das mais relevantes, especialmente pelo fato de que qualquer grupo etário é vulnerável a essa deficiência. A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como diminuição do tamanho das hemácias acompanhada da redução ou não da concentração de hemoglobina. A anemia nutricional é aquela cuja etiologia está relacionada a carência de um ou mais nutrientes, sendo a deficiência no consumo ou na absorção de ferro suas causas mais comuns. (CÔRTES et al., 2009).

A anemia ferropriva pode ser definida como uma condição que resulta na incapacidade do tecido eritropoiético em manter uma concentração normal de hemoglobina por conta do suprimento inadequado de ferro. Cujas principais causas são: deficiência na ingestão de ferro, redução da hematopoese, hemorragia e defeitos hereditários das hemácias, entre outros. (SILVA, 2007)

Segundo FILHO (2007), a anemia compromete inúmeras funções orgânicas, tais como: o transporte de oxigênio aos tecidos, as reações de oxidação e redução, a imunidade humoral e celular, a síntese de acido desoxirribonucleico (DNA), a síntese de neurotransmissores, e possivelmente da mielina, e dentre outras atividades vitais.

Apesar dos esforços de diversas organizações internacionais na elaboração de guias e politicas para o controle e a redução dessa carência na população, as prevalências de anemia vêm se mantendo elevadas, e existe enorme dificuldade de combatê-la, com destaque para a baixa adesão a suplementação com sais de ferro. (COTTA, 2013). No intuito de prevenir a anemia nos grupos vulneráveis, o Ministério da Saúde do Brasil criou, em 2005, o Programa Nacional de Suplementação de ferro (PNSF). (BRASIL, 2007. Apud. SILVA, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com