TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia Ferropriva

Por:   •  16/6/2015  •  Artigo  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

Doença causada por carência de mineral

O Ferro trata-se de um mineral de extrema importância, pois ele é essencial para a formação de uma proteína chamada hemoglobina, que é o principal componente da produção dos glóbulos vermelhos (células hemácias). Essas células hemácias são responsáveis no transporte de oxigênio para todas as células do nosso corpo.

 

A carência ou deficiência desse mineral, acarreta num déficit de produção das hemácias, provocando então uma anemia, ou seja, uma diminuição na concentração das hemácias no sangue, sendo então denominado anemia ferropriva ou ferropénica.

O motivo desse fato ocorrer, depende muito das seguintes causas:

  • Pessoas com desnutrição por falta de alimentação,
  • Má absorção, (ocorre em individuo com doenças do trato gastrointestinal, que impede a absorção crônica, mesmo que ele tenha ingerido bastante ferro, ele não conseguira repor seus estoques quando necessário).
  • Perdas de sangue, (principal causa da anemia ferropriva, pois quando ocorre, perdemos junto o ferro que estava dentro das hemoglobinas).

O sintoma da anemia ferropriva (AF) que difere ela de qualquer outra anemia é a perversão do apetite, que é o desejo de comer não-alimentos, como terra, gelo, papel e etc. Mas (AF) carrega os mesmos sintomas das outras anemias, como por exemplo, palidez da pele, cansaço, falta de ar, intolerância ao exercício e coração acelerado.  

Seu tratamento é feito com a reposição de ferro, em jejum e acompanhado de vitamina c ou suco de laranja. Este método melhora a absorção desse mineral no organismo, sendo utilizados medicamentos com até 6X mais ferro, do que a quantidade de ferro que enjerimos em nossa alimentação normal. Por trás desse tratamento, a toda uma investigação, pois se a causa da (AF) não estiver clara, só a reposição de ferro não adiantará, mas terá como descobrir alguma doença de base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (344.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com