TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia, uma doença

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo

Anemia

Matéria: Biologia

Professora: Joviane

Alunos: Marina, Everton e Rafaella

Santo Ângelo, outubro de 2013

Índice

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Anemia
  • Anemia Aplástica
  • Anemia Falciforme
  • Anemia Fanconi
  • Anemia Ferropriva
  • Anemia Hemolítica
  • Anemia Perniciosa
  • Conclusão
  • Referências Bibliograficas

Introdução

Anemia é uma doença causa a incapacidade de transportar oxigênio para os tecidos, é a falta da hemoglobina. A hemoglobina é o pigmento que da cor vermelha ao sangue, e transporta oxigênio aos pulmões, hemoglobina ou glóbulos vermelhos.

A anemia pode ser aguda ou crônica, é aguda quando há perda excessiva de sangue, é crônica é provocada por outras doenças, algumas hereditárias outras de base.

A anemia pode ser dividida em seis grandes grupos, a anemia perniciosa (ou anemia de Addison, ou megalopastica, é a falta da vitamina b12), a anemia ferropriva(é causada pela falta de ferro), a anemia falciforme(é causada pela falta de nutrição das hemoglobinas), anemia aplástica(ou aplásica, é quando a medula óssea não produz de forma suficiente os glóbulos vermelhos e brancos e as plaquetas), anemia homolítica(é mais comum em mulheres, é quando passa a produzir anticorpos que destroem a hemoglobina) e a anemia Fanconi(anemia genética).

Desenvolvimento

Anemia Aplástica

É quando há deficiência nos três elementos do sangue, os glóbulos vermelhos e brancos e as plaquetas. Causada por altas doses de radiação e tratamento de quimioterapia, exposição a elementos químicos tóxicos, uso de certos medicamentos, doenças autoimunes, infecção viral, gravidez e outros fatores não identificados. Sintomas: fadiga, falta de ar, batimento cardíaco acelerado, palidez, infecções frequentes ou prolongadas, equimoses (manchas escuras na pele) inexplicadas ou frequentes, hemorragias prolongadas no caso de cortes, exantema cutâneo, tonturas, cafeleias. Ela pode ser diagnosticada pela biopsia á medula óssea (é retirada uma amostra da medula, e é examinada) ou pelo hemograma (exame de sangue que avalia as células sanguíneas), e pelo teste de Schilling. Tratamento: transfusões sanguíneas (elas não curam, entretanto aliviam as dores, e com múltiplas transfusões pode acarretar algumas doenças que fazem com que o tratamento perca a eficaz), imunosupressores (são bem eficazes, entretanto enfraquecem o sistema imune e tem a possibilidade de a anemia retornar), estimulantes da medula óssea (ajudam a estimular a medula a produzir novas células), transplante de medula óssea (para casos graves é o único meio, retira-se o tecido danificado, entretanto existe a hipótese de o corpo não aceitar o tecido novo) e antibióticos (a anemia enfraquece o sistema imunológico, e nos casos graves é sugerido o uso).

Anemia Falciforme        

É uma doença genética, predominante em negros. É a alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, elas tem a membrana alterada e rompem-se facilmente. Seus sintomas são crises de dor, ictérica (cor amarela nos olhos e pele), síndrome mão-pé (nas crianças pequenas causa inchaço e dores nas mãos e nos pés), infecções, fadiga intensa, feridas nas pernas, cálculos biliares, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais e priapismo (é uma condição medica, na qual o pênis não retorna ao seu estado normal, ele permanece por geralmente 4 horas ereto). Seu diagnostico é feito através do eletroforese de hemoglobina, entretanto pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce. Não há um tratamento especifico, os portadores precisam de acompanhamento médico constante.

Anemia Fanconi

É uma anemia genética que afeta crianças e adultos. A doença leva o nome do pediatra que “descobriu” ela, Guido Fanconi, há pelo menos 13 genes que são conhecidos por causar a anemia. Ela é caracterizada por baixa estatura, anomalias esqueléticas, aumento na incidência de tumores e leucemias, sensibilidade celular ao DNA danificando agentes.

Anemia Ferropriva

É a deficiência de ferro, ela é a anemia mais comum. Ela é causada pela falta de ferro no organismo. Geralmente seus sintomas são a palidez, cansaço, falta de apetite, palpitações, taquicardia, sono, incapacidade de praticar exercícios, tontura, dificuldade de concentração, lapsos de memória, pele seca, dor nas pernas, inchaço nos tornozelos, e em casos mais graves ocorrem as alterações na pele, nas unhas e nos cabelos, AVC, e infarto do miocárdio, nas crianças ela afeta o crescimento, a aprendizagem, e aumenta a possibilidade de infecções. Facilmente diagnosticada através do hemograma completo. A primeira etapa no tratamento é corrigir a causa da falta de ferro, após deve-se seguir um dieta rica em ferro.

Anemia Hemolítica

É uma anemia devido a quebra anormal das hemácias nos vasos sanguíneos, ou em outro lugar do corpo. Ela pode ser congênita (anormalidades da membrana, hemoglobinopatias, deficiência enzimática) ou adquirida (induzida por anticorpos, reação transfusional, fragmentação enzimática). Os sintomas da anemia hemolítica são palidez, falta de apetite, queda de cabelo, falta de ar, palidez nas mucosas dos olhos e boca, falhas na memória e dificuldades na concentração. Geralmente o tratamento eh???

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com