TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Angiospermas e Gimnospernas

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

“Angiospermas e Gimnospermas, conquista e diversificação da vida na Terra”

Angiospermas e gimnospermas são plantas de extrema importância ecológica e econômica, conquistaram a vida terrestre, de forma brilhante, apesar das transformações e diferentes climas.

As sementes desempenharam, um papel fundamental para adaptação dessas plantas, nesse ambiente de constante mudanças, protegendo o embrião por tempo suficiente, para o seu desenvolvimento. Com o passar dos anos, a floração das plantas evoluíram com alterações em vários órgãos, como flores, folhas e caules.

As gimnospermas representam fortemente a conquista do ambiente terrestre, popularmente conhecidas como ancestrais das plantas com flores, são plantas vasculares, possuem 4 filos, Cycadophyta, Ginkgophyta, Coniferophyta e Gnetophyta, possuem grão pólen, com sementes reunidas em cone, mas sem fruto, ou seja sementes nuas, são transportadas pelo vento, ou por alguns tipos de besouros, esse grão pólen foi de extrema importância para a expansão das gimnospermas em novos ambientes, um ótimo exemplo são os pinheiros.

As angiospermas é o grupo mais recente na vida da Terra, são mais evoluídas, incluídas em uma única divisão, Anthophyta, porém possuem uma imensa diversidade, são plantas vasculares, possuem sementes protegidas pelo fruto, flores verdadeiras e produzem frutos, os órgãos reprodutores são facilmente observáveis, possuem polén ,transportados pelo vento ou insetos e até morcegos. Existe um enorme interesse econômico, a grande maioria são árvores, um ótimo exemplo é a mangueira.

A principal diferença entre a Angiosperma e a gimnosperma é o tipo de semente, apesar de existir, essa visível diferença, também notamos várias semelhanças entre elas, ambas são capazes de produzir pólen para a fecundação, através de um tubo polínico, possuem vasos e células, o sistema vascular é comum, constituídos de um conjunto de feixes vasculares, a poliembrionia é uma característica comum das gimnospermas e em algumas angiospermas. Elas estão presentes no nosso dia a dia, no mobiliário, nas roupas e alimentos, um fantástico mundo na vida da terra!

Fontes de pesquisa:

Material didático blackboard

www.vidaesaude.org

www.sociologia.com.br

www.youtube.com/reinoplantae

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com