TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia e desenvolvimento de angiospermas

Monografia: Morfologia e desenvolvimento de angiospermas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Monografia  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 3

Morfologia e Desenvolvimento das Angiospermas

Na maioria das plantas vasculares,o desenvolvimento origina um

organismo constituído por três partes básicas:Raiz,folhas e caule.

A raiz cresce sob o solo e suas principais funções é fixação da planta e a absorção de água e sais minerais, As folhas realizam a fotossíntese e o caule sustenta as folhas.

Raiz

Quase sempre a raiz é originada a partir da radícula do embrião, localizado na semente.A partir dela surgem ramos secundários. No entanto, é freqüente surgirem raízes a partir de caules e mesmo de folhas. Essas raízes conhecidas como adventícias (do latim advena = que vem de fora, que nasce fora do lugar habitual), são comuns, por exemplo, na base de um pé de milho.

As raízes distribuem-se amplamente pelo solo, mas há algumas plantas que possuem raízes aéreas, comuns nas trepadeiras, bromélias, orquídeas, enquanto outras possuem raízes submersas, como os aguapés, comuns em represas.

Temos dois tipos básicos de sistema radicular: o pivotante, em que há uma raiz principal, e o fasciculado, em que os ramos radiculares são equivalentes em tamanho e aparência, não apresentando uma raiz principal.

Folhas

Tem como função absorver e fixar. Possui regiões definidas: coifa (protege a ponta da raiz), zona meristemática (indiferenciada), zona de alongamento (onde as células estão crescendo e se diferenciando), zona pilífera (possui pêlos absorventes de água) e zona das ramificações (onde partem raízes secundárias). Tipos de sistemas radiculares:- Axial ou pivotante – típica de dicotiledôneas, possui uma raiz primária e diversas ramificações. Ex: feijão, abacateiros,...- Fasciculada – típica de monocotiledôneas, possui diversas raízes saindo do mesmo ponto, com aspecto de emaranhado. Ex: milho- Adventícias: são de suporte, partem do caule. Comum em mangues. Ex: milho.- Tuberosas: atuam como órgãos de reserva. Ex: beterraba, cenoura.- Respiratórias ou pneumatóforos: em solos pobres em oxigênio ou ambientes aquáticos, são adaptadas para captar oxigênio. - Sugadoras: adaptadas para sugar seiva de outros vegetais.

Caule

Tem função de sustentação e conexão entre raízes e parte aérea, pode realizar reservas de substâncias e energia e pode ser fotossintético também. Possui estruturas próprias, como:- Nós = região de inserção das folhas e gemas laterais.- Entrenós = região entre os nós.- Gemas apicais = região meristemática na ponta do caule- Gemas laterais = regiões meristemáticas localizadas nos nós responsáveis pelo brotamento de novos ramos, folhas ou flores. Tipos de caules:- Haste: verde, delicado, realiza fotossíntese. Ex: margarida.- Tronco: lenhoso e capaz de maior sustentação. Ex: mangueira.- Colmo: nós e entrenós bem visíveis, possui a bainha das folhas recobrindo os entrenós e folhas ao longo do caule. Ex: milho, bambu.- Estipe: nós e entrenós bem visíveis, mas com folhas apenas no ápice do caule. Ex: coqueiro.- Tubérculo: reserva. Exemplo: batata. Difere das raízes tuderosas por ser adaptação do caule. Podemos observar ao ver as gemas laterais (característica de caule) nas batatas. - Rizoma: se desenvolvem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com