TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Animais Vertebrados

Por:   •  27/5/2018  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Representantes do primeiro grupo de animais vertebrados que surgiram no planeta,os peixes estão presentes nos ambientes aquáticos marinhos e dulcícolas com certa de 25.000 espécies já descritas, sendo eles cartilaginosos ou ósseos. É na água que estes animais realizam todas as suas funções vitais (alimentação, respiração, reprodução e eliminação de metabólicos. Possuem o corpo coberto por escamas ou couro, nadadeiras que podem ser peitorais, pélvicas, dorsal, adiposa e caudal, com a função de fornecer propulsão e equilíbro para o nado.

No Brasil podemos encontrar em torno de 6.000 espécies de peixes, sendo 4.500 habitantes de água doce do território nacional, com uma grande variedade de formas, alimentação e habitats. Além das espécies nativas, o país também abriga espécies de peixes exóticos, introduzidos na ictiofauna de forma natural ou antrópica. Dentre essas espécies, uma amplamente disseminada em nosso ecossistema é a Tilapia rendalli, um peixe oriundo do Congo (África) que em 1953 chegou em São Paulo com a finalidade de  povoamento de represas da Companhia Elétrica de são Paulo (CASTAGNOLLI, 1992).

Estes animais possuem uma alimentação variada respiração branquial e reprodução abundante, podendo desovar entre 8 e 12 vezes ao ano. As primeiras ovas começam a ser postas aos quatro ou cinco meses de vida e são em torno de 800 á 2.000 ovos por desova. Algumas espécies tem o hábito de manter a prole na boca durante o período de incubação.

A maturidade sexual das Tilápias se dá de acordo com a região em que se encontram, condições de espaço, manejo e alimentação. Um dos principais fatores que interferem diretamente nesse processo é a eutrofização, fenômeno que altera as características químicas, físicas e biológicas dos habitats aquáticos e é, em grande parte, causado por ações humanas devido o despejo de lixo, esgoto e substâncias químicas nos rios, lagoas e represas, prejudicando a estrutura da comunidade aquática e seus processos biológicos e fisiológicos.

Essas alterações podem causar histopatologias e modificações anatômicas no sistema reprodutor da T. rendalli, prejudicando a formação das gônodas, maturação de espermatozoides, afetando diretamente os dados de reprodução da espécie em comparação á condições ideais do habitat em que se encontram inseridas.

http://www.santoantonioenergia.com.br/wp-content/uploads/2016/08/Cartilha-Peixes.pdf

https://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-principais-especies-distribuicao-geografica-habitat-alimentacao-reproducao-e-caracteristicas-gerais

https://www.cpt.com.br/artigos/peixes-de-agua-doce-do-brasil-tilapia-tilapia-rendalli

CASTAGNOLLI, N. Piscicultura de água doce. Jaboticabal: FUNED, 1992.189 p.

http://www2.ibb.unesp.br/posgrad/teses/zoologia_me_2009_rosangela_zaganini.PDF

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com