TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO OS ANIMAIS VERTEBRADOS

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

CONHECENDO OS ANIMAIS VERTEBRADOS

Nomes e RAs dos integrantes do grupo

Pirapora

2018


Conhecendo os Animais Vertebrados

O conhecimento das Ciências é aquele que desperta mais interesse e prazer de estudar na maioria dos alunos. Mas o interessante é que as ciências não despertam os mesmo sentimentos em grande parte dos educadores das series inicias. O motivo pode estar nos currículos escolares que incluem pouca programação para a área cientifica, ou nos currículos dos professores que pouco trazem de conhecimentos desta área para ensinar.

Por tanto, surge à necessidade de quebrar este circulo vicioso, para trabalhar os temas das ciências, não basta terem motivação dos alunos o professor também deve estar motivado.

Desta forma, o ensino das ciências segue alguns procedimentos metodológicos adequados, os quais seriam: observação, experimentação, solução de problemas, unidades de trabalho, discussões, leitura e método cientificam propriamente dito. E no projeto contem atividade proposta que os alunos sejam objetivamente levados ao conhecimento, entre fatos e situações; interpretação de dados e informações exploradas.

Tendo aproveitando a curiosidade dos alunos sobre o tema e trabalhando de maneira criativa, diferente da rotina apresentada em textos didáticos que apresentam pontas as indagações e associações.

O importante é saber dosar a quantidade e qualidade de informações e evitar o tema que não se relacionem com a vida e seus interesses e nem permitam sua utilização em exercícios de raciocínio amplo.

Assim, encontrando a medida ideal e trabalhar com os alunos num processo de ajuste contínuos ao longo de sua experiência docente, e não só nesse projeto apresentado.

A situação/problema se dá pelo fato de sentirmos a necessidade de as crianças terem conhecimento e contato com diferentes espécies de animais vertebrados e porque são assim. Vivemos em uma atualidade onde a maioria reside na área urbana que não permitem a entrada de animais e acabam por serem escravos das tecnologias. O Brasil é um país com uma fauna riquíssima, existem milhares de espécies de animais vertebrados que se encontram distribuídos por todo o território brasileiro, sendo considerado patrimônio de biodiversidade do mundo. Diante disso, torna-se exatamente importante que os alunos saibam da importância desse patrimônio e conheçam as características e hábitos dos animais para que possam preservá-los

O presente projeto irá realizar um estudo dos animais vertebrados, assunto abordado no currículo escolar. O projeto visa estabelecer classificação em relação com interesses expressados pelos alunos. Alem de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade das crianças, o mesmo será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.

A escolha do tema animais vertebrados foi baseada em estudos voltados as crianças, já que nesta faixa etária de 04 a 05 anos do ensino fundamental este assunto desperta maior curiosidade e interesse. Geralmente, os animais cativam a atenção das crianças e é um importante meio para construir novas aprendizagens. Por isso, escolhemos trabalhar os animais vertebrados, de forma lúdica e divertida, desertado em nos alunos o interesse em conhecer e compreender o mundo dos animais e o meio que vivem através de histórias, imagens, entre outros.

Embasamento teórico

Sabemos que a natureza e os animais são um bem precioso que precisamos preservar sempre, pois, as crianças são uma grande arma com quem podemos contar.

É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimento do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. (RCNEI vol.3, pag. 166)

De acordo com a citação acima é importante que a criança esteja em contato com a natureza e os animais, pois a mesma pode ajudar na proteção dos animais.

O contato com pequenos animais, como formigas e tatus bola, peixe, tartarugas, patos, passarinhos etc., pode ser proporcionado por meio de atividades que envolvam a observação, a troca de idéias entre as crianças, o cuidado e a criação com ajuda do adulto. O professor pode, por exemplo, promover algumas excursões ao espaço externo da instituição com o objetivo de identificar e observar a diversidade de pequenos animais presentes ali. (RCNEI, vol.3, pag.178)

De acordo com a citação acima é de grande importância que a criança tenha interação com pequenos animais para o desenvolvimento tanto emocional e social podendo assim trabalhar atitudes de responsabilidade e de socialização.

[…] O trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações como meio ambiente oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural. A desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação á vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas á sua saúde. (RCNEI, vol.3, pag.188)

De acordo com a citação acima, diz que a criança terá oportunidade de um aprendizado melhor e atitudes de respeito, preservação e de compreender o mundo em que vivemos.

Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias. (RCNEI, vol. 3, pag. 15)

De acordo com a citação, diz que a criança ao adquirir conhecimento automaticamente imagina soluções para a valorização e preservação das espécies animais.

Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem [...} (RCNEI, vol.3, pag.175)]

 A citação nos mostra que a criança ao conhecer o ambiente onde vive os animais poderá contribuir na preservação do ambiente em que a mesma habita tornando assim jovens e adultos críticos, pensantes e responsáveis.
Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que tem em casa, como cachorros, gatos, etc., também é uma forma de aprendizagem […] (RCENI, vol3, pag.189).

A criança ao ter contato com animais ate de estimação é uma forma de trabalhar o conhecimento que elas possuem sobre seu próprio animal e também uma maneira de promover o aprendizado sobre os seres vivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com