TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Brasil Pré-histórico

Por:   •  26/2/2019  •  Ensaio  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil Pré-histórico

A pré-história brasileira, também apelidada de período pré-cabralino , é época que faz referência ao momento anterior à 1500, data da chegada dos portugueses ao Brasil.

O Brasil é um dos países que possuem mais vestígios e sítios arqueológicos da América. Seres humanos ocuparam o nordeste do Brasil a cerca de 58 mil anos atrás, de acordo com artefatos descobertos pela arqueóloga brasileira Niède Gidon no Boqueirão da Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, Piauí, tal evidência é a mais antiga do continente americano.

Os sítios arqueológicos são os locais onde foram encontrados vestígios da pré-história. No Brasil foram descobertos mais de 250 sítios arqueológico e 30 mil pinturas rupestres cuja data é por volta de 20 mil anos atrás.

A mulher mais antiga do continente americano foi encontrada por pesquisadores que a chamaram de Luzia, em homenagem a mulher mais antiga do mundo, Lucy. Descoberta em torno de 11.500 anos atrás, no território de Lagoa Santa, Minas Gerais, é uma das maiores conquistas arqueológicas do país.

A vida no período pré-cabralino era baseada em três povos: caçadores e coletores, povos agricultores e povos do litoral. Os caçadores e coletores habitavam toda a região nacional, utilizavam ferramentas, como arco e flecha, bumerangue de pedra e, viveram entre 50 mil e 2,5 mil anos. O povo agricultor habitava o Rio Grande do Sul, e as regiões Sudeste e Nordeste, viviam em casas subterrâneas ou em casebres entre 3,5 mil e 1,5 mil anos. E o povo litorâneo apropriou-se da costa há aproximadamente 6 mil anos, do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul e também coletavam frutos além da atividade de pesca.

Bibliografia: https://www.todamateria.com.br/pre-historia-brasileira/;https://www.estudopratico.com.br/pre-historia-no-brasil/; Livro - História: das cavernas ao terceiro milênio -Mota, Myriam Becho; Braick, Patrycia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com