TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armas biológicas e químicas

Por:   •  4/10/2016  •  Abstract  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

GUERRA QUÍMICA OU BIOLÓGICA, CATÁSTROFE EVITÁVEL? 

Introdução

Assim como uma bomba nuclear, uma arma química ou biológica é uma arma de destruição em massa que pode facilmente matar milhares de pessoas em um único ataque eficiente. Uma arma química é qualquer arma que utiliza um composto químico produzido para matar pessoas. São baseadas na toxicidade de substâncias químicas. Uma arma biológica utiliza bactérias, vírus ou em alguns casos toxinas provenientes de bactérias, capazes de infectar um grande número de pessoas.  

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo de informar um pouco mais acerca dos atuais acontecimentos e sua importância.  A população teme uma terceira guerra mundial onde milhões de pessoas morreriam em campos de batalha, mas não imaginam que o nosso maior inimigo é invisível ao olho humano. Assim como as armas criadas para a sobrevivência nos tempos mais primordios do homem, as armas biológicas e químicas vêm evoluindo cada vez mais rápido. Essas podem passar despercebidas em qualquer situação. Foi o que ocorreu na Síria em 21 de Agosto de 2013, um atentado com arma química.

Metodologia

Os mais temidos são: Sarin,  VX, Gás mostarda e  Lewisita. Agentes mais temidos em caso de um ataque biológico: Antraz, Varíola, Toxina botulínica e Vírus ebola. Há três maneiras de se espalhar um agente químico ou biológico de maneira a infectar um grande número de pessoas: pelo ar, pelo abastecimento de água, pelo abastecimento de alimentos. O método é antigo, começou a ser usado por volta do século 14, o uso de cadáveres contaminados com varíola ou peste bubônica, para contaminar o abastecimento de agua de uma cidade ou atirar por cima de muralhas. Esses relatos informam que o uso de armas biológicas começou há muito tempo. Atualmente isso tudo pode ser fabricado em laboratórios, houve relatos de uso de armas biológicas, somente no Japão entre os anos 30 e 40. A Convenção sobre Armas Biológicas de 1972, proibiu o armazenamento de armas biológicas. Ate 1997, 159 países assinaram o acordo, dos quais 141 já ratificaram inclusive o Brasil.

Resultados

Com o suposto ataque com armas químicas na Síria, a maioria dos países estão em alerta. Mas o uso de armas químicas não começou na Síria e sim na Primeira Guerra Mundial, para superar a luta nas trincheiras, derrotando o inimigo com gases venenosos. Outro exemplo foi o ataque com Gás na Cidade iraquiana de Halabja, em 1988. O ataque na Síria foi o maior do século 21. Foram 1.429 pessoas mortas em Ghouta, periferia de Damasco, no dia 21 de agosto. Os EE.UU dizem ter fortes evidencias de que foi o governo que cometeu o ataque, já o mesmo desmente, que é uma desculpa para atacarem o país. O que aconteceu na Síria é o que os países mais temiam.

Conclusão

Referencias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com