TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte De Contar Historias

Monografias: Arte De Contar Historias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 3

CMEI SAINT CLAIR DE MENDONÇA

TEMA: PROJETO CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS

TÍTULO: ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

PROFESSORAS: LETÍCIA CRISTINA DE URZÊDA

LINDINALVA

TURMA: B

PERÍODO PREVISTO: AGOSTO A OUTUBRO DE 2013

ABADIA DE GOIÁS - 2013

SITUAÇÃO INICIAL

É importante que desde cedo as crianças tenham contato com os livros e pessoas que gostam de ler. Histórias fazem com que desperte nas crianças o gosto por livros. Também é necessário que tenham contato com os livros para que seja sensibilizada com as imagens para criar enredos em suas brincadeiras.

O projeto com contos de histórias torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade das crianças. Valoriza a língua como veiculo de comunicação e expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem.

JUSTIFICATIVA

Proporcionar para as crianças uma oportunidade para vivenciar o mundo mágico da leitura. Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua expressão e linguagem.

Acreditamos que este projeto, ajudará também as crianças novas, que chegaram com muitas dificuldades de falar, assim, através da Arte de Contar Histórias, estimularemos estas crianças a interagir e comunicar com as demais crianças da turma.

A história é uma arte que integra várias experiências, ao fazer a criança se deslocar movimentando-se, expressando-se, falando, cantando, como forma de significar situações. Seus aspectos motores, afetivos e intelectuais se associam com a linguagem que ela está construindo, experiência muito importante no processo de construção da própria imagem e sentido de si.

Conclui-se que se tratando de um desenvolvimento interno das crianças as histórias desempenham papéis importantes e DOHME (2000, p. 19) destaca alguns aspectos importantes tais como: Caráter, raciocínio, imaginação, criatividade, senso critico e disciplina. Estes aspectos devem ser considerados, como importantes para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças.

OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar através deste projeto A Arte de Contar Histórias, a expressão da visão que cada um tem ao olhar o mundo, contando com a arte e história e fortalecer em nossas crianças diversos repertórios artísticos, explorando a criatividade e criticidade dos mesmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Inserir a criança ao mundo da linguagem oral;

• Estimular a audição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com