TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Pesquisas Acadêmicas: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 01

Para Fressano o conceito de cultura popular é complexo, pois em seu significado mais básico ele representa a identidade de um país, no entanto, dentro de uma sociedade tão grande há uma diversidade igualmente grande de grupos com seus respectivos ideais, ou seja, uma cultura não pode ser considerada popular se ela não caracteriza de fato o seu povo como um todo.

É colocado também por Fressano o ponto em que a cultura popular nem sempre ocorre de livre e espontânea vontade de seu povo, mas sim através da opressão e da dominação. Inúmeras vezes vimos em noticiários pessoas sendo torturadas em praça pública ou mortas porque foram contra a cultura que por gerações foi imposta à sociedade em que vive. Com base nisso há questionamentos até que ponto uma cultura é popular e se ela pode de fato caracterizar um país ou estado.

Na cidade de Salvador-BA existe algumas culturas populares que atraem a curiosidade de pessoas de todo o mundo dentre elas há o carnaval que é uma das maiores festas de rua do mundo, como também há a lavagem da escadaria do Senhor do Bonfim caracterizado pelo cortejo das baianas até a Igreja do Bonfim, e a festa de Yemanjá que reúne milhares de pessoas para jogar oferendas no mar para a “Rainha do Mar”.

QUESTÃO 02

Os dois textos reportam um mesmo acontecimento, no entanto cada um o faz de forma diferente. O primeiro se preocupa em tecer os fatos de acordo ao ocorrido, pontuando todos seus detalhes importantes de forma informativa para o leitor com noções de objetividade, ou seja, um texto não literário que relata um ponto de vista neutro do escritor de forma clara com base naquilo que foi observado por ele, mas não pela visão dele, buscando recriar o ocorrido em palavras.

Já o segundo é um texto literário que busca relatar o ocorrido de forma estética, o descrevendo através da visão do autor buscando embelezar e mascarar os detalhes do acontecido, o escrevendo de forma harmoniosa e utilizando uma linguagem expressiva e poética. Esse tipo de texto se caracteriza pela subjetividade, ou seja, a informação que ele passa vai de acordo com a interpretação e opinião de cada um.

QUESTÃO 03

Criado entre 1503 e 1506 pelo pintor Leonardo da Vinci, o quadro Mona Lisa é considerado renascentista devido às características que possui e que se relacionam com esse movimento. Uma delas é a harmonia visível entre a Mona Lisa e a natureza como plano de fundo, retratando a imagem fiel do homem e da natureza ao seu redor, tão expressado na Renascença.

Outro aspecto importante é a técnica do claro-escuro também utilizado na obra e que da a ilusão de profundidade e de terceira dimensão, como também o sfumato que é a ausência de linhas e bordas utilizando borrões no lugar que além de mascarar as linhas do pincel, dão forma a pintura e a impressão de profundidade. É utilizado também técnica de perspectiva que dá a impressão de diferentes profundidades dependendo de onde o observador a estiver olhando.

Devido ao seu sorriso enigmático, dos mistérios por trás da personagem e da harmonia e perfeição da pintura, a Mona Lisa virou um ícone não só do Renascimento, mas da arte como um todo, sendo então reproduzida de todas as formas, movimentos e culturas. Esse tipo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com