TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Cenicas

Casos: Artes Cenicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

Sobre a profissão

É a arte da dramaturgia. O profissional em Artes Cênicas utiliza um conjunto de técnicas para criar dirigir, montar e interpretar espetáculos, contando histórias e transmitindo idéias e emoções ao público.

Pode trabalhar tanto em TV como em teatro ou cinema. Como ator, diretor, na produção dos espetáculos, filmes, novelas ou peças teatrais, e na criação de cenários, como cenógrafo, ou ainda como dublador de filmes estrangeiros.

Este profissional é, acima de tudo, um crítico da sociedade, de seus hábitos e de sua cultura, podendo ainda, elaborar obras didáticas, trabalhar como crítico da sua área ou estudando a teoria teatral.

Além dos tradicionais cursos de Artes Cênicas, também existe o bacharelado em “Comunicação das Artes do Corpo”, uma alternativa para quem quer seguir esta carreira. Este curso oferece uma formação semelhante ao do curso de Artes Cênicas, complementando ainda a formação do profissional com disciplinas do curso de Dança, considerando o corpo como elemento fundamental de toda expressão sócio-cultural.

Tipos de Curso

a) Nível Superior – Bacharelado: Duração de 4 anos, sendo que o aluno deve, na fase do vestibular, fazer uma prova de aptidão para a área. O currículo básico é composto por matérias como Interpretação; Educação e Expressão Vocal; História e Literatura Dramática; Estudo Corporal; Estudo Vocal, Teorias do Teatro e Filosofia. Em algumas instituições o aluno pode cursar matérias específicas como, por exemplo, produção de espetáculos; já em outras, ainda na fase do vestibular, o aluno pode optar por uma habilitação específica em interpretação, cenografia ou dança.

b) Nível Superior – Licenciatura: Duração de 4 anos. Além das matérias básicas do curso de bacharelado, o curso de licenciatura introduz no currículo matérias como Práticas de Ensino e Conhecimentos Pedagógicos, habilitando o aluno o lecionar no ensino médio. Os cursos de licenciatura em Artes Cênicas podem, ainda, se apresentar como uma habilitação especial do curso de Artes ou Educação Artística.

c) Nível superior – Tecnológico: Duração média 2 anos. Esse é um curso com muitas aulas práticas. Já no primeiro período você tem de fazer uma apresentação pública. Também constam do currículo consciência corporal, criação do personagem, expressão corporal, musical e vocal, além de improvisação e interpretação cênica para TV. A base teórica fica por conta das aulas de teatro antigo, brasileiro, contemporâneo e moderno. Geralmente é encontrado com o nome de Interpretação Cênica ou Artes Cênicas.

d) Nível médio - Curso Técnico: Duração média de 2 anos. O curso compreende atividades de criação, improvisação, interpretação, expressão vocal e expressão corporal, estudos teóricos sobre a história do teatro, da arte, da dramaturgia e encenação, assim como estudos práticos de maquiagem, execução de figurinos, cenários e iluminação. Os cursos técnicos nesta área podem se apresentar, ainda, como uma habilitação específica em cenografia ou produção de espetáculos.

Mercado de Trabalho

No início de carreira o profissional em Artes Cênicas, geralmente opta por trabalhar em pequenos grupos, com peças experimentais ou infantis, sendo interessantes aos principiantes fazer parte de cooperativas ou grupos já estabelecidos antes de começar a exercer atividades mais complexas.

O profissional em Artes Cênicas poderá exercer atividades correlatas ao seu campo de trabalho como direção de espetáculos, gerenciando desde a escolha dos profissionais até a definição do figurino e do cenário. Como produtor, ele irá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com