TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Cenicas

Ensaios: Artes Cenicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (os progressistas e os regeneradores), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade — tudo contribuiu para um inexorável processo de erosão da monarquia portuguesa do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito.

Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos, entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da república, extinguiram-se os títulos nobiliárquicos, foram encerrados os conventos e expulsas as ordens religiosas, foi institucionalizado o divórcio e a igualdade de direitos no casamento entre homem e mulher, foram reformuladas as leis da imprensa, foi concedida autonomia administrativa às províncias ultramarinas, foram alterados os símbolos nacionais — a bandeira e o hino —, foi adotada uma nova unidade monetária — o escudo — e até a ortografia da língua portuguesa foi simplificada e legalmente regulamentada. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

A discografia de Alexandra Burke, uma cantora britânica de música pop e R&B, consiste em dois álbuns de estúdio, oito singles como artista principal e dois como artista convidada, e cinco vídeos musicais, todos lançados pela editora discográfica Sony BMG e pela sua filial, a Syco Records.

Burke ganhou proeminência no Reino Unido depois de ter sido uma competidora no The X Factor durante a sua quinta série, vencendo o programa em 13 de Dezembro de 2008. Dentro do programa, a cantora lançou uma versão cover do single "Hero" juntamente com os finalistas. A canção se tornou a venda mais rápida do Reino Unido e alcançou também a primeira posição no país. O single vencedor de Burke, uma versão cover de "Hallelujah", teve a maior venda por uma artista feminina na década no Reino Unido depois de vender mais de 1.2 milhões de exemplares apenas no país, e fez de Burke a segunda maior concorrente na lista do The X Factor, perdendo para Leona Lewis. Seu segundo single, "Bad Boys", com participação do rapper norte-americano Flo Rida, tornou-se o seu segundo êxito número um na UK Singles Chart. "Bad Boys" também encontrou desempenho gráfico limitado na Europa. Seu álbum de estreia, Overcome, foi lançado em Outubro de 2009 e foi directamente para o número um na UK Albums Chart.

Ler mais...

Imagem destacada aleatória

Kaipan 57 1.8T.jpg

Kaipan 57 durante as 12 horas de Brno.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais

Frederico III da Alemanha

Afta

Christina Aguilera (álbum)

Richard Cantillon

Camboja

Up All Night (álbum)

Ain't No Other Man

Escola de samba

Garanhuns

Take Me Home (álbum de One Direction)

Copa do Mundo FIFA de 2014

Doença de Chagas

Conquista normanda da Inglaterra

Infinite (álbum de Eminem)

Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki

Atual

De há 1 dia

De há 2 dias

De há 3 dias

De há 4 dias

De há 5 dias

De há 6 dias

De há 7 dias

De há 8 dias

De há 9 dias

De há 10 dias

De há 11 dias

De há 12 dias

De há 13 dias

De há 14 dias

Discografia de Sam Smith

Turnês de Christina Aguilera

Vice-presidentes do Brasil

Paróquias da diocese de Itabira-Fabriciano

Discografia de Lorde

Recordes olímpicos do atletismo

Patrimônio cultural de Coronel Fabriciano

Discografia de Jake Bugg

Bairros de Macapá

Canções número um na Brasil Hot 100 Airplay em 2010

Canções número um na Brasil Hot 100 Airplay em 2013

Telenovelas da Televisa

Personagens de 30 Rock

Singles número um na Streaming Songs em 2013

Singles número um na Billboard Hot 100 em 2013

Geografia

Maroon 5

One Direction

Led Zeppelin

Selena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com