TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes, Jogos E Recreação

Ensaios: Artes, Jogos E Recreação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  4.115 Palavras (17 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 17

DOSSIÊ - ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO.

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

Questões obrigatórias para o dossiê

1.Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

A arte tem papel fundamental na formação do conhecimento do aluno. Fator essencial no processo de desenvolvimento da linguagem, onde se registra a evolução da criança. Com arte a criança desenvolve a auto expressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos e outros. Conhecendo a arte o aluno torna-se capaz de perceber sua realidade no dia-a-dia, reconhecendo objetos e formas a sua volta.

A importância de valorizar a arte desde o inicio da vida da criança se dá pelo fato da necessidade que o universo infantil tem em ser estimulado, desafiado, confrontado de forma que venha a enriquecer as próprias experiências das crianças e o professor trabalhando com artes estará levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele e por seus colegas e por outras obras artísticas, proporcionando mais prazer na construção do conhecimento artístico, despertando no aluno o prazer de criar.

A arte tem uma função tão importante quanto à dos outros conhecimentos, no processo de ensino e aprendizagem, está ligada a fatores religiosos, sociais, políticos e simbólicos ultrapassando o utilitário, relacionada a uma época, lugar, estrutura social e a personalidade do ser humano Através da arte é possível despertar a atenção de cada um para a sua maneira particular de sentir, sobre o qual se elaboram todos os outros processos racionais, contribuindo para a formação de pessoas críticas, participativas, criativas e ativas para exercer a democracia.

2.Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

Arte: Atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir depercepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente.

Arte Erudita:Exigência estética, preocupação maior em sua elaboração, provoca sensações, emoções a quem admira a obra. Expressa obras que possuem importante marcos de determinadas épocas, trazendo reflexões a cerca de modos de expressões plásticas e de inovações conceituais. A arte erudita cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimentos técnicos e apreciam a arte no geral.

Arte de Massa:É aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação (pela mídia).

Arte Folclórica:Designar as realizações de âmbito artístico produzidas no seio de culturas tradicionais e pré-industriais, de caráter popular. A arte folclórica é intuitiva e trata de valores locais, regionais, representam crenças, lendas, costumes típicos de determinada cultura.

3.Como era desenvolvida a arte na pré-história?

Arte pré-histórica: manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações, antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.A primeira característica é o pragmatismo: arte produzida que possuía uma utilidade material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas.

As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália, no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré-históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.

Arquitetura

Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam abrigos naturais ou fabricadoscom fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação.

Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.

Escultura

A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;

Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias.

Durante o período neolítico europeu os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido à utilização na armazenagem de água e alimentos.

Pintura

As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho considerada como naturalista.

No período neolítico a pintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com