TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES JOGOS E RECREAÇÃO

Ensaios: ARTES JOGOS E RECREAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  4.376 Palavras (18 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

Lembrete: a cópia de trechos da apostila não será aceita na resolução dos questionamentos. Estude e reelabore o conteúdo com as próprias palavras.

1. Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

A arte no universo escolar é de grande valia no processo ensino aprendizagem, pois além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade. A escola não é somente espaço para se aprender a ler, escrever e fazer contas e deve trabalhar o desenvolvimento da sensibilização e expressividade dos alunos para que ele se conheça.

Na arte muitas vezes é utilizada e entendida como passatempo, sem significado, tanto para o professor como para o aprendiz. A nova lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394), aprovada em 20 de Dezembro de 1996, lei que obriga o ensino, estabelece em seu artigo 26, parágrafo 2º: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” onde o professor teve que mudar seu modo de pensar diante desta lei e adequar suas aulas de artes com mais entusiasmo e responsabilidade no ensino da arte. O ser humano expressa suas emoções, suas história e suas cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

A arte surgiu há milhões de anos foi evoluindo e ocupando um espaço muito importante na sociedade, haja vista que algumas representações artísticas são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como por exemplo: a música, podendo proporcionar a alegria em momentos tristes de uma pessoa. A arte é extremamente importante para o desenvolvimento global do ser humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo em sala de aula fazer arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos.

2. Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

R :Como podemos ver a arte é um conjunto de criações e manifestações da atividade humana, que expressam determinadas concepções de mundo, que podem ser reais ou imaginárias.Com a utilizando recursos visuais, sonoros ou linguísticos, o artista pode expressar emoções, ideias, percepções e sensações subjetivas.

Arte erudita: é aquela que está conservada em museus ou em coleções particulares. Seu valor estético é irrefutável, entretanto, somente um público com sensibilidade treinada e conhecimentos específicos sobre a arte pode apreciá-la em profundidade. Sua intenção é captar o significado da existência humana; envolve uma linguagem artística que se traduz na expressão pessoal do artista. A arte erudita perpetua-se de geração em geração, sendo apreciada mundialmente.

Arte folclórica: E a produção coletiva da arte, expressa por meio da poesia, da música, da arte plástica, do teatro e da dança de determinados grupos ou esferas da população. Ela não segue modismos e se caracteriza pelo anonimato, pois resulta de uma construção coletiva e histórica; traduz a visão de mundo e os sentimentos do seu público, ou seja, do grupo que a originou. Geralmente, é uma arte apreciada somente na localidade em que foi produzida.

Arte de massa: produzida por um grupo, cuja classe social difere do público a que está destinada, ou seja, a população é o alvo, mas não a origem deste tipo de produção artística; está subordinada aos modismos e às demandas da indústria cultural, visando o entretenimento e, principalmente, o lucro. De caráter mercadológico, tais produções artísticas visam atingir o maior número possível de pessoas, o que explica a homogeneidade das obras produzidas.

3. Como era desenvolvida a arte na pré-história?

R: Na pré-história a arte era desenvolvida por manifestações artísticas. Como é o caso das imagens desenhadas nas pedras e nas paredes das cavernas, durante a Idade da Pedra lascada, mais precisamente no período chamado Paleolítico Superior (40 mil - 10 mil a.C). Neste contexto, a aptidão de alguns indivíduos em desenhar, criar ou representar animais e outras figuras reais ou imaginárias era entendida como uma intervenção mágica, por isso estes “artistas” gozavam de certos privilégios nas suas comunidades.

4. Na Antiguidade, a arte envolveu diferentes culturas: egípcia, grega, romana, cristã primitiva, bizantina e islâmica. Selecione três dessas culturas típicas da Idade Antiga e escreva sobre as principais características da respectiva produção artística.

R: Arte egípcia : no egito antigo, a arte estava relacionada à religiosidade; grande parte da arquitetura, assim como as estátuas, pinturas e monumentos expressavam, direta ou indiretamente, a cultura religiosa da época. As pinturas, por exemplo, retratavam a vida e a grandiosidade dos faraós, as ações das divindades; a eternidade.

Nas sepulturas dos faraós vislumbravam-se estatuetas esculpidas em ouro. Da mesma forma, eram feitas estátuas dos deuses egípcios. A arte em ouro também era utilizada para produzir as máscaras que cobriam o rosto das múmias. Na arquitetura, os egípcios utilizavam os conhecimentos matemáticos que haviam desenvolvido, assegurando maior estabilidade aos monumentos produzidos; isso se comprova pelas obras que ainda resistem, apesar do tempo e das intempéries naturais. As principais expressões da arquitetura egípcia são os templos, palácios e pirâmides, construídos com grandes blocos de pedra e com o uso de mão-de-obra escrava.

A arte cristã primitiva foi produzida no período de perseguição romana e se caracteriza pelas pinturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com