TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO

Artigo: ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

ARTES, JOGOS E RECREAÇÃO – 60h

UNIDADE 1

ARTE E EDUCAÇÃO

1.Pautando-se nas discussões empreendidas no fascículo, escreva um texto argumentando sobre a importância da arte no universo escolar.

Existem estudos que mostram que o ser humano compreende o mundo por meio da relação com os sons, com a escrita, com as imagens e expressões corporais, pois da mesma maneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras dessas relações e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive.

“Ensinar significa acompanhar e instrumentalizar com intervenções, devoluções e encaminhamentos esse processo de mudança de apropriação do pensamento, dos desejos e sonhos de vida. Educador ensina, enquanto ensina aprende a pensar (melhor) e a construir seus sonhos de vida”. (FREIRE, 1996, p.17).

Na escola por meio dos conhecimentos sistematizados e obtidos pela mediação e intervenção do professor é que se tem a possibilidade de desenvolver um olhar crítico em relação às suas vivências e dar sentido as mesmas.Esses conhecimentos adquiridos fazem parte de um processo ao longo prazo, pois, imperam em mudanças de conceitos, valores, fatos e até mesmo as atitudes.A arte é de suma importância no universo escolar pois a criança compreende o mundo por meio da relação com os sons, com a escrita, com as imagens e expressões corporais,pois da mesma maneira que se aprende a ler palavras é possível fazer leituras dessas relações e desta forma compreender melhor o mundo em que se vive.A troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista e o que colabora para que isto aconteça é o trabalho com arte nas escolas.

O ensino de Arte é tão importante na vida dos seres humanos, que podemos dizer que o indivíduo que não possui um contato direto com a Arte, terá uma experiência de aprendizagem limitada,por isso cabe ao professor aproximar o aluno ao contato com este meio a fim de que ele possa selecionar e aproveitar um pouco de cada uma dessas manifestações artísticas.

Desta forma, ao pensar na importância da Arte no cotidiano escolar, nota-se que além de ser responsável pelas expressões de sentimentos e pensamento de todo e qualquer indivíduo, mesmo que ele não perceba, é por meio das linguagens artísticas que os indivíduos conseguem compreender e estabelecer relações entre o mundo externo e interno, ou seja, sentimentos e realidade.

2.Explique o conceito de arte, citando a arte erudita, a arte de massa e a arte folclórica.

A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. Ela expressa obras que possuem importante marcos de determinadas épocas, trazendo reflexões a cerca de modos de expressões plásticas e de inovações conceituais.

A arte erudita é facilmente encontrada em grandes museus e galerias e possuem um valorartístico e qualidade estética incontestável pelos críticos e pelos apreciadores mais exigentes.A arte erudita caracteriza-se por:apresentar esforço para captar o significado da existência humana;instigar o público apreciador a mudar sua visão de mundo;envolver o desenvolvimento dos códigos artísticos;abarcar a expressão individual do artista.

A arte popular, ou seja, aquela feitapelo povo e para o povo. O artistapopular mantém raízes com acomunidade que faz parte sendograndemente influenciado na suacriação pelos seus motivos esignificados simbólicos e estéticos. A arte popular pode ser considerada o retrato de uma nação, pois guarda característicaspeculiares e genuínas do povo que formou esse grupo durante anos. Muitas pessoas acreditamque esse tipo de arte é produto apenas de pessoas que vivem na zona rural ou de povosimigrantes.

A arte de massasignificando “ao alcance de todos e paratodos” - é recente, surgido no século XXcom o advento da fotografia, cinema etelevisão, mas o seu conceito remonta àAntiguidade quando os faraós egípciosrepresentavam sua autoridade política e religiosa ao povo naforma de pirâmides, templos e outras obras monumentaispara serem observadas e entendidas por todos de uma sóvez.

3.Como era desenvolvida a arte na pré-história?

A Arte é a forma de expressar a sua própria vida e mostrar-se como um ser humano criativo, com capacidades de pensar e refletir sobre si e sobre o mundo em que vive, favorecendo o desenvolvimento do indivíduo, e possibilitando a si próprio capacidade de se emocionar com o novo e com a sua própria criação. Através da arte ocorrem às mudanças no processo de construção da sociedade, formando um cidadão consciente, critico e participativo a sua realidade e a realidade do mundo e ansiando por mudanças e querendo fazer essa mudança. A arte prepara o jovem para viver em sociedade, exercer o papel de cidadão de forma mais transparente, sendo também um instrumento da transformação do meio em que vive.

Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e, portanto, antes da escrita. No entanto, isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade material, cotidiana: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.

As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, aproximadamente de 25 000 a.C. Na França encontramos o maior número de obras pré-históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.

No período conhecido como Paleolítico Superior à arte era desenvolvida através de desenhos nas pedras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com