TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do jogo na educação pré-escolar Arte prévia

Tese: Importância do jogo na educação pré-escolar Arte prévia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Tese  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE PESQUISA

TEMA: Lúdico

TITULO: A importância do lúdico na educação infantil

JUSTIFICATIVA

O ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo. o ser humano compreende atividades que proporcionam alegria divertimento, prazer para os que estão envolvidos na ação além, de ajudar no desenvolvimento físico, intelectual, emocional, social do sujeito. As atividades lúdicas estão presentes em todas as classes sociais. No universo infantil se nota o interesse pelos brinquedos e pelas brincadeiras carregamos o lúdico dentro de nos sendo assim este trabalho almeja pensar na importância do lúdico na educação infantil. A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares, Uma criança sem brinquedo pode ficar apática, triste e sem vida. O brinquedo está para a criança, assim como a água está para o peixe. O ato de brincar dá a criança mais uma oportunidade de ser feliz. Segundo a escritora Wajskop (1995, p.68) afirma: "Brincar é a fase mais importante da infância – do desenvolvimento humano neste período – por ser a autoativa representação do interno – a representação de necessidades e impulsos internos". Com a brincadeira a criança aumenta sua sensibilidade visual e auditiva, desenvolve habilidades motoras e cognitivas.

QUESTÃO PROBLEMA

Como utilizar o lúdico na aprendizagem dos alunos?

OBJETIVO GERAL

Compreender o lúdico na aprendizagem dos alunos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os jogos e brincadeiras que incorporados a pratica pedagógica dos professores.

QUESTÕES NORTEADORAS

a) Como os autores falam da ludicidade?

b) Como o lúdico pode ser um elemento transformador?

METODOLOGIA

Para fazer esta pesquisa, de cunho teórico pratico acerca da construção de conhecimento buscou-se compreender como a Ludicidade na educação pode efetuar mudanças no processo escolar. Uma abordagem qualitativa estudo, pois este tem como objetivo identificar a importância do lúdico, nele lançarei mão de obras e autores pertinente ao tema e também ao fazer no cotidiano em uma escola publica e outra particular da cidade de Belém do Pará. Tive como referencias teóricas as contribuições de KISHIMOTO (1998), CUNHA (2001) entre outros que enfatizaram a importância da Ludicidade no processo de aprendizagem.

LÓCUS

A pesquisa será realizada em duas escolas uma escola pública, e outra particular da cidade de Belém do Pará. Para posteriormente analisar descrevendo a realidade encontrada em escolas particulares e públicas, no que diz respeito à incorporação do lúdico na prática concreta de professores

COLETA DE DADOSA

A entrevista será do tipo semi-aberto, tendo também como instrumento de coleta de dados um formulário, com questões que apontam a importância do lúdico e suas funções no cotidiano do educador.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Nilce Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo: Vetor, 2001.

SARMENTO, M. J. Visibilidade e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V.M.R. de SARMENTO, M.J (org.). Infância (in) visível. Araraquara, São Paulo: Junqueira& Marin, 2007.

KISHIMOTO, Tezuko Morchida. Jogos infantis: O jogo a criança e a educação. 5 ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 1998.

ARTIGO CIENTÍFICO

REFERENCIAL TEORICO

O ato de brincar é um dos momentos mais importante na vida de uma criança, enquanto brinca a criança repete atitudes que prevalecem no meio em que vivem, aprendendo então, como se expressar e integrar na sociedade é brincando que a criança aprende aquilo que ninguém pode lhe ensinar; e, para isso precisa ter oportunidade de brincar, a fim de se conhecer e se socializar. A esse respeito Cunha (2001, p.26) afirma que “O brinquedo proporciona o aprender, fazendo e brincando” o brinquedo auxilia as crianças em suas brincadeiras, manipulando-o elas fazem descobertas, entra em um mundo imaginário de sonhos e fantasias. Quando brinca as crianças ficam em seu próprio mundo imaginário de sonhos vivendo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com