TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo traduzido

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  6.474 Palavras (26 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 26

A variabilidade no histórico de vida e características ecológicas é um tampão contra a extinção em mamíferos

A degradação antrópica dos ecossistemas do mundo está levando a uma generalizada e acelerada perda de biodiversidade. No entanto, nem todas as espécies respondem igualmente às ameaças existentes, levantando a questão: o que faz uma espécie mais vulneráveis à extinção? Propomos que maior variabilidade intra-específica pode reduzir o risco de extinção, como diferentes indivíduos e populações dentro de uma espécie pode responder de forma diferente a ameaças que ocorrem. Apoiando essa previsão, os nossos resultados mostram que as espécies de mamíferos com mais massas variáveis do corpo adulto, tamanho das ninhadas, idades maturidade sexual e densidades populacionais são menos vulneráveis à extinção. Nossos resultados revelam o papel da variação local entre as populações, particularmente dos

grandes mamíferos, como um mecanismo de “barreira” contra a extinção, e enfatizam a importância de se considerar a variação característica em análises comparativas e gestão da conservação.

INTRODUÇÃO

A perda da biodiversidade é atualmente tão difundida e ocorrendo a taxas aceleradas que podemos estar entrando em sexto evento de extinção em massa na Terra (Barnosky et al. 2011). A degradação antrópica dos ecossistemas do mundo é o principal motor deste processo de extinção. No entanto, as ameaças existentes não afetam todas as espécies ou ecossistemas igualmente. Em vez disso, algumas espécies mostram declínios rápidos, enquanto que outros são capazes de persistir e até mesmo expandir-se no meio da perturbação. Entender por que algumas espécies são mais vulneráveis à extinção do que os outros é fundamental para melhorar as ações de conservação e para obter conhecimento sobre como as espécies interagem com seu ambiente (ao responder a ameaças). A abordagem fundamental para resolver esta questão tem sido a de explorar as ligações entre vulnerabilidade e características intrínsecas das espécies. Estudos comparativos diversos derramaram coletivamente uma luz sobre os princípios subjacentes de vulnerabilidade em uma ampla variedade de espécies, de plantas aos mamíferos (Foufopoulos & Ives 1999; Bielby et al 2008;. Cardillo et al 2008;. Mattila et al 2008;. Montoya et al . 2008;. Okes et al 2008;. Sodhi et al 2008;. Davidson et al 2009; Giam et al 2011;.. Murray et al 2011; Pocock 2011). Em espécies de mamíferos, em particular, vários históricos da vida (por exemplo, duração e massa corporal da gestação), ecológico (por exemplo, a densidade populacional) e características comportamentais (por exemplo, estratégias de acasalamento) estão claramente ligados ao risco de extinção (Purvis et al 2000;. Brashares 2003; Davidson et al 2009;. Fritz et al 2009). Além disso, vários estudos têm mostrado que a área de distribuição geográfica é um forte correlato de risco de extinção em taxa variada (Bielby et al 2008;. Harris & Pimm 2008; Davidson et al 2009;. Giam et al 2011;. Murray et al 2011. ). Na verdade, a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza 2010) usa pequena área geográfica como critério para a lista de espécies ameaçadas.

O tamanho da área de alcance de uma espécie não é simplesmente uma marca “ruim/inferior”, mas reflete as características de uma espécie (por exemplo, capacidade de dispersão, de especialização habitat) e os fatores extrínsecos que afetam sua distribuição (restrições por exemplo, a fragmentação do habitat, históricos e geográficos). Espécies que ocupam grandes áreas de alcance são menos vulneráveis porque as grandes cadeias estão frequentemente associadas a grandes tamanhos populacionais (Pimm de 1988). Além disso, frequentemente, diversas áreas de alcance também estão associadas com maior variabilidade de característica (Figuras S1, S2 nas informações complementares). Espécies mais variáveis podem ocupar áreas mais amplas, mais diversificadas; e, ao mesmo tempo, espécies mais diversas faixas mais largas, tornam-se localmente adaptadas a diferentes ambientes (ou são mais propensos a mudar através de deriva genética) e, portanto, apresentam maior variabilidade de característica. Pesquisas anteriores sugeriram que as espécies que apresentam maior variabilidade de traço ou flexibilidade podem invadir mais habitats (Sol & Lefebvre 2000), estabelecer com mais sucesso em novas áreas (Forsman et al. 2012) e o registro fóssil mostra que maior variação nas característica morfológica forneceu uma proteção contra extinção no passado (Liow 2007; Kolbe et al 2011).. Além disso, estudos teóricos mostraram que a variabilidade individual pode influenciar a dinâmica populacional (Bolnick et al 2011;. Gonz alez-Su arez et al 2011)., Assim a  maior variabilidade de caracteristicas aumentar ou reduzir o risco de extinção parece depender do modelo e do contexto (Filin & Ovadia 2007).

Aqui, usamos dados empíricos para testar se a variabilidade interpopulacional em vários históricos de vida, características ecológicas e comportamentais estão associadas com a vulnerabilidade para a extinção de espécies de mamíferos existentes. Análises comparativas anteriores mostraram que as médias ou medianas das estimativas das característica das espécies estão associados com risco de extinção (Purvis et al 2000;. Brashares 2003; Davidson et al 2009;. Fritz et al., 2009); assim, definimos modelos de regressão que incluem essas correlações conhecidas de vulnerabilidade (média estimativas das características) e adicionar coeficientes de variação (CV) para avaliar se a variabilidade das características tem algum poder adicional para explicar vulnerabilidade. Além disso, investigamos se quaisquer associações identificadas com CV refletem apenas efeito indireto da variabilidade das características através de sua associação com a área de alcance geográfico, ou se variabilidade pode atuar diretamente como um amortecedor contra a extinção (Fig. 1). Por exemplo, a variabilidade interpopulacional pode ter um efeito direto se houver populações distintas que respondem diferentemente a ameaças existentes. Nossos resultados mostram que maior variabilidade de caracteristicas interpopulacional em diversos traços está diretamente associada à vulnerabilidade reduzida à extinção, sugerindo que a variação intraespecífica pode atuar como um amortecedor contra a extinção em mamíferos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Bases de dados

Para definir valores de média e CV (variabilidade interpopulacional) das características, foi utilizado o arquivo de dados brutos a partir dos dados do histórico de vida de mamíferos estabelecidos por PanTHERIA (Jones et al. 2009). O arquivo de dados brutos inclui 99176 registros representando estimativas obtidas na literatura por 25 traços que descrevem morfologia, desenvolvimento, reprodução, ecologia e dados espaciais (Jones et al. 2009). Os nomes das espécies nos arquivos do banco de dados da PanTHERIA foram rastreados para Wilson & Reeder’s (2005) taxonomia de mamíferos com base no arquivo sinónimos fornecidos por Jones et al. (2009). Um total de 1349 registros não pode ser monitorado e foram excluídos, deixando um total de 97827 registros descrevendo 4204 espécies de mamíferos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (349.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com