TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E DO APRENDER NO UNIVERSO INFANTIL

Por:   •  25/4/2017  •  Artigo  •  5.851 Palavras (24 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 24

EDUCINTER ASSESSORIA EDUCACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO

EXTENÇÃO E CAPACITAÇÃO LTDA.

        A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E DO APRENDER NO UNIVERSO INFANTIL

Bento Gonçalves

2015


ROSE MARA WINCK DE FARIAS

A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E DO APRENDER NO UNIVERSO INFANTIL.

Artigo, apresentado ao curso de Ludopedagogia, do Educinter Assessoria Educacional Pós-Graduação, como requisito para a obtenção do título de especialista de em Ludopedagogia, Educação Infantil, Anos Iniciais

.

Pelo Orientador Davi Bolzan

Bento Gonçalves

2015


        A RELAÇÃO DA LUDICIDADE E DO APRENDER NO UNIVERSO INFANTIL

ROSE MARA WINCK DE FARIAS

Bento Gonçalves

2015


RESUMO

A relevância do lúdico no desenvolvimento da criança tem sido demonstrada por diversos autores, que priorizam a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem, pois proporciona muitas maneiras de levar a criança a aprender de maneira motivada e significativa, pois o lúdico é um instrumento que pode ser usado para facilitar o processo de aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras são experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escolar e não devem ser excluídos como instrumentos didáticos, principalmente no período de alfabetização. O lúdico apresenta valores concretos impressos a todas as fases da vida humana, e o brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança. O papel do professor é fundamental na aplicação dos recursos lúdicos, devem saber das vantagens e as adequar em suas aulas e é desta forma que a presente pesquisa se apresenta.


PALAVRAS-CHAVE: ludicidade, importância, desenvolvimento.

  1. INTRODUÇÃO

Os direitos da criança foram reconhecidos, por meio do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) em 1990, dentre eles o principal objeto do nosso estudo “O Brincar”, a ferramenta capaz de tornar o aprendizado, mais eficiente, pela simples interação da criança de maneira voluntária e interessada.

A escolha do tema deu-se em razão de buscar comprovar a importância do brincar na aprendizagem.

Partindo deste ponto, a presente pesquisa busca enfatizar que a “ludicidade” é um assunto de grande ênfase na aprendizagem hoje em dia, pois, os professores, perante as mudanças que ocorrem na atualidade precisam compreender a importância do brincar no momento de aprender e entender que brincar não é perder tempo, mas ganhá-lo.

A área de concentração deste trabalho é metodologia de ensino tendo como tema aprender através do lúdico, o que nos leva a refletir sobre algumas questões.


A brincadeira, o jogo e até o brinquedo são essenciais, são necessários na infância e utilizá-los no trabalho pedagógico enriquece o processo de construção do conhecimento e do desenvolvimento.

Também é no ato de brincar que se possibilita o exercício de concentração, de atenção, de solução de problemas, do repartir.

Mantendo a mesma linha de pensamento, este trabalho busca direcionar a importância do uso de atividades lúdico-pedagógicas, com a devida programação e buscando os parâmetros curriculares devidamente observados neste processo de aprendizagem para cuja finalidade de aquisição do conhecimento. Contudo a criação de situações problemas que auxiliam num processo de primordial interesse, possibilitando um olhar atraente da criança sobre a educação.

Consequentemente discorrerei inicialmente sobre as bases encontradas nas literaturas especializadas sobre o assunto, com o intuito de desenvolver a análise capaz de abranger a respeito desta temática, assim como será pensada e veiculada aos interessados professores, monitores, e o objeto de nossos esforços a criança.

Seguindo neste sentido a presente pesquisa primeiramente abordará o significado de lúdico para  em seguida fazer uma relação entre ludicidade, o brincar, o jogo e brincadeira por fim o lúdico no processo ensino-aprendizagem.

  1. MAS AFINAL QUE É O LÚDICO?

Segundo o dicionário Aurélio, lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo.

 O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.

Seguindo esse pensamento pode-se dizer que o Lúdico faz referência a jogos ou brinquedos, e brincadeiras, então brincadeiras lúdicas têm o divertimento acima de qualquer outro propósito. Que faz alguma coisa simplesmente pelo prazer em fazê-la.

As pesquisas vêm mostrando as contribuições que a ludicidade oferece no desenvolvimento e aprendizagem quer seja, de crianças na educação infantil, séries iniciais, fundamental, médio, EJA enfim a “ludicidade auxilia no aprendizado e isto é fato cientificamente comprovado”.

Usar brinquedos como forma de aprendizado, ensinar através de jogos e brincadeiras isto é Pedagogia Lúdica.

Para Piaget (1978):

“Os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade”. 

Consonante a isto HAETINGER, diz que:

Desde os primeiros anos de vida, os jogos e brincadeiras são nossos mediadores na relação com as coisas do mundo. Do chocalho ao videogame, aprendemos a nos relacionar com o mundo através dos jogos e brincadeiras. Por este motivo o jogo tem um papel de destaque na educação, pois ele é à base do desenvolvimento cognitivo e afetivo do ser humano. (HAETINGER, 2005 p. 82)

KISHIMOTO pensa que:

Ao permitir a manifestação do imaginário infantil, por meio de objetos simbólicos dispostos intencionalmente, à função pedagógica subsidia o desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, qualquer jogo empregado na escola, desde que respeite a natureza do ato lúdico, apresenta caráter educativo e pode receber também a denominação geral de jogo educativo (KISHIMOTO, 2001, p.83).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com