TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Celular, Tecidual E Molecular

Por:   •  5/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.485 Palavras (22 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 22

AAula prática I

TEMA DE AULA: MICROSCOPIA ÓPTICA

1.Descreva as partes do microscópio óptico e como eles se classificam.

O microscópio é um instrumento ótico de ampliação utilizado para observação de objetos muito que não podem ser observados nitidamente a olho nu.

Os microscópios são instrumentos óticos utilizado para a observação de materiais com imagens ampliadas. São classificados em ópticos e eletrônicos, dependendo do princípio no qual a ampliação é baseada.

O microscópio eletrônico emprega um feixe de elétrons para produzir uma imagem ampliada em até 500 mil vezes, podemos citar o Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) e o de Varredura (MEV).

O microscópio óptico, conhecido por microscópio de luz, foi inventado há mais de 400 anos, mas são, até hoje, os mais utilizados para estudos celulares. São compostos pelas lentes oculares e as lentes objetivas, que são usadas para ampliar imagens de pequenas amostras com luz visível, ampliando as visualizações em até 1500 vezes.

O maior privilégio dos microscópios de luz é a capacidade de observar células vivas e uma vasta gama de atividades biológica, como a divisão celular e o movimento. Também é possível usar técnicas de coloração para gerar contrastes e facilitar a visualização. Os corantes mais comuns utilizados são a Hematoxilina e a Eosina. Para corar o núcleo, por exemplo, utilizando-os ele se destacará por apresentar a cor azul-púrpura.

Há vários tipos de microscópios óticos, podendo variar a partir de um desenho muito básico até uma alta complexidade oferecendo maior resolução e contraste. Entre eles podemos destacar: Microscópio simples: dispõe de uma única lente para ampliar a imagem da amostra, parecendo a uma lupa; Microscópio composto: conta com uma série de lentes que ampliam a imagem da porção até uma resolução mais alta, usada em pesquisas modernas; Microscópio digital: apresenta lentes simples ou compostas, porém usa um computador para visualizar a imagem sem a necessidade de uma ocular para visualização da amostra; Microscópio estereoscópico: oferece uma imagem estereoscópica, que é adequado para dissecações; Microscópio de comparação: concede a visualização simultânea de duas amostras diferentes, uma em cada olho; Microscópio invertido: possibilita visualizar a amostra por baixo, o que permite examinar culturas de células líquidas.

Outros tipos de microscópios óticos incluem microscópios petrográficos, polarizadores, de contraste de fase, epifluorescência e microscópios confocais.

Para tirar o máximo proveito de um microscópio óptico e obter uma ampliação suficientemente forte, é necessário contraste suficiente, encontrar o plano focal e os níveis de resolução, para tanto é essencial conhecer com detalhes cada parte do instrumento e suas funções.

Fonte:https://www.lojaprolab.com.br/equipamentos-para-laboratorios/microscopio-optico

Cabeça – Também conhecida como corpo, ela carrega as partes ópticas na parte superior do microscópio.

Base – Funciona como suporte e sustentação para os microscópios. Ele também carrega iluminadores microscópicos.

Braços – Esta é a parte que conecta a base, a cabeça e o tubo da ocular à base do microscópio. Dando suporte à cabeça do microscópio e também é utilizado para transportá-lo. Alguns microscópios de alta qualidade têm um braço articulado com mais de uma articulação, permitindo mais movimento da cabeça microscópica para melhor visualização.

Condensador - O condensador é para focar a luz, que passa do iluminador microscópico para a amostra. Este condensador está localizado logo abaixo do diafragma, ajudando a obter uma imagem precisa e nítida. O condensador tem um poder de ampliação de 400X e acima. Quanto maior a ampliação do condensador, maior a clareza da imagem.

Diafragma – também é conhecido como íris, é uma das partes importantes encontrado sob o palco do microscópio o seu papel principal é controlar a quantidade de luz projetada, sendo ajustável, controlando assim a intensidade da luz e o tamanho do feixe de luz que chega ao espécime.

Botão charriot: move a mesa para um lado ou outro possibilitando percorrer a lâmina e proporcionando melhor visualização do material observado.

Botão liga e desliga: Botão localizado à direita com função de ligar e desligar;

Botão de ajuste: Botão localizado do lado direito com função de ajuste de luz

Ocular - é a parte usada para olhar através do microscópio. É encontrado no topo do aparelho. Sua ampliação padrão é de 10x com uma ocular opcional com ampliações de 5X a 30X

Tubo da ocular - é o suporte da ocular. Ele carrega a ocular logo acima da lente objetiva. Em alguns microscópios, o tubo da ocular é flexível e pode ser girado para visualização máxima e variação de distância.

Os botões de ajuste - micrométrico e macrométrico. Estes são botões que são usados para ajustar o foco e a altura da mesa do microscópio. O ajuste fino do foco utilizado para a objetiva de 10x é feito pelo micrométrico. Já o macrométrico é o botão de ajuste grosso que move a platina para cima e para baixo, ajustando do foco na objetiva de 4x.

Lentes objetivas - Estas são as principais lentes usadas para visualização de espécimes, situadas num suporte que gira chamado revólver. Elas têm um poder de ampliação de 4X, 10X, 40X e 100X. Cada lente tem seu próprio poder de ampliação permitindo observar imagens que se formam pela luz que atravessa o material corado e entremeado entre a lâmina e a lamínula.

Platina - É onde a amostra é colocada para visualização. Eles têm clipes da platina que prendem as lâminas de amostra no lugar. A platina mais comum é uma platina mecânica, que permite o controle dos slides movendo-os usando os botões mecânicos da platina em vez de manualmente.

Fonte de luz: Fornece luz para visualizar a amostra

Abertura - Este é um orifício na platina do microscópio, através do qual a luz localizada na base é transmitida da fonte atingindo a platina. É o iluminador do microscópico. Ele captura a luz de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com