TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células Troncos e o sistema nervoso

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 9

Potenciais de uso da células-tronco:

terapia celular no sistema nervoso

Trabalho apresentado no curso de

graduação em biomedicina

na Universidade  Cidade de São Paulo

Orientado: Prof. Marcelly Valle Palladino

Prof.ª Sueli Andrade Guimaraes Andrade

São Paulo

2017

Indice

Introdução.....................................................................................................................4

Células-troncos.............................................................................................................5

Divisão conforme sua natureza.................................................................................5.1

Divisão conforme sua potencialidade de diferenciação...............................................6

A importância das pesquisas.....................................................................................6.1

Terapia celular.............................................................................................................7

Terapia celular em doenças neurológicas...................................................................8

Tecido nervoso............................................................................................................9

Acidente vascular cerebral........................................................................................9.1

Doença de Parkinson.................................................................................................10

Esclerose lateral amiotrófica......................................................................................11

Conclusão...................................................................................................................12

Referencia biobliograficas..........................................................................................13

Introdução

O sistema nervoso é o mais complexo do nosso corpo, como em aprender sobre ele tanto para o tratamento de doenças, as células tronco tem se tornado uma possibilidade de diminuição do sofrimento que as doenças neurológicas causam como a cura para as mesmas.

Neste trabalho irei dissertar um pouco sobre as células-tronco e suas divisões, a importância das pesquisas com as mesmas, sobre terapia celular e terapia celular no sistema nervoso e um pouco sobre algumas doenças que afetam este sistema.

Células-tronco

As células-tronco, são células que possuem a habilidade de se dividir gerando células idênticas ou células especializadas que podem gerar e reconstruir diversos tecidos.

Devido a sua grande poder de diferenciação essas células tem levantado um grande interesse na medicina regenerativa e na engenharia tecidual, pois podem dar origem a tecidos como: ósseo, musculo liso, endotélio, gordura, cartilagem dentre outros.

A célula-tronco pode ser classifica por sua natureza e potencialidade de diferenciação, podendo ser do tipo embrionárias ou adultas.

Divisão conforme sua natureza

As células-tronco embrionárias são células-tronco com grande capacidade de se transformar dando origem a diversos tecidos (diferenciação celular). Após diversos estudos chegou-se a conclusão de que ela pode ajudar em tratamentos de doenças (doenças degenerativas, diabetes do tipo I e problemas na medula espinal), aumentando a sobre vida do paciente.

São encontradas no estagio blastocisto, posterior ao quinto dia de fecundação, pois posterior a esta data o embrião já apresenta estrutura complexas como o coração e o sistema nervoso se encontra em desenvolvimento.

As células-tronco adultas  são células-tronco limitadas, ou seja, tem baixa capacidade de diferenciação celular.

São encontradas principalmente no sangue do cordão umbilical e na medula óssea, mas em cada parte do nosso corpo existe uma porção de células-tronco para que ocorra a renovação das mesmas, como por exemplo, o cérebro com os neurônios, o coração com as fibras cardíacas e a medula óssea com as células sanguíneas.

Divisão conforme sua potencialidade diferenciação

As células-tronco possuem diferentes potencias e podem ser subdividas em quatro categorias sendo elas: totipotentes, pluripotentes, multipotentes, unipotentes e oligopotentes.

As células-tronco totipotentes são encontradas no embrião após o terceiro e quarto dia de fecundação, elas tem a capacidade de se diferenciar em qualquer tecido corporal, incluindo a planceta e anexos embrionários.

As células-tronco pluripotentes ou multipotentes essas células-tronco possuem uma capacidade de se diferenciar em quase todos os tecidos do corpo humano, com excluindo a placenta e anexos embrionários, sendo encontradas no estagio blastocisto do embrião, sendo ele a partir do quinto dia da fecundação

As células-tronco oligopotentes diferentemente das células-tronco multipotentes este tipo de célula possui a capacidade de produzir apenas um tipo de tecido.

As células-tronco unipotentes produzem apenas um tipo de célula e a função de auto renovação.

A importância pesquisas com células-tronco

As células-tronco possuem a capacidade de revolucionar medicina, pois elas estão se tornando cada vez mais avançada e vem buscando novos meios de encontrar a cura para doenças degenerativas e formas de reparar tecidos e órgãos que foram danificados por diversos motivos.

 A célula-tronco tem sido um dos principais meios de encontrar essa cura,pois possuem a capacidade de exercer diversas funções e características de diferentes tecidos do nosso organismo, promovendo uma reparação funcional. Apesar de ser uma forma de terapia nova, ao analisarmos os dados  podemos ver que há uma melhora na qualidade de vida dos pacientes que sofrem com doenças graves, podemos ver também que temos em andamento diversos estudos para desenvolver uma terapia celular contra diabetes do tipo I e alguns tipos de câncer, doenças neurodegenerativas,dentre outras doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (751.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com