TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células-tronco têm a capacidade de autorreplicação, gerando outras iguais a elas

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

As células-tronco têm a capacidade de autoreplicação, gerando outras iguais a elas; bem como poder de se transformar em células diferentes, ou seja, podem constituir outras células distintas delas, se diferenciando em tipos celulares, tecidos ósseos, musculares, neurais, sanguíneas etc.

Essas células-tronco apresentam classificações diferentes, podendo ser: Totipotentes: as que podem se diferenciar em todos os tecidos que formam o corpo humano, sendo encontradas em embriões na primeira fase de divisão. Pluripotentes ou multipotentes: se dieferenciam em quase todos os tecidos humanos, salvo a placenta e anexos embironários.

Oligotentes: células que se diferenciam em poucos tecido.

Unipotentes: se diferenciam em um único tecido.

Em relação à natureza, as células troncos podem ser:

Adultas: são as extraídas dos tecidos.

Embrionárias: são extraídas de embriões humanos e por terem uma grande capacidade de diferenciação, são consideradas totipotentes ou pluripotentes.

Em relação à obtenção, as células-tronco podem ser obtidas:

Por meio de clonagem: que consiste na fabricação de embriões mediante a transferência do núcleo de uma célula já diferenciada de adulto ou embrião, sendo transplantada para um óvulo anucleado.

A partir do estudo das células imaturas, foi feita o primeiro processo de clonagem registrada, a famosa ovelha Dolly. Esse estudo científico se baseou na retirada de um núcleo de uma célula e a inserção desse em uma outra, imatura, dando origem a um gene normal.

A partir desses estudos citológicos surgem as clonagens reprodutivas, por meio da qual se formas cópias de indivíduos. Esse processo ocorre por intermédio da transferência do núcleo de uma célula diferenciada, que pode ser adulta ou embrionária, para a implantação desse embrião no útero humano. Essa técnica permite a fabricação de células pluripotentes, capazes de produzir qualquer tipo de tecido por meio de laboratório. Esse fato permite o tratamento de diversas doenças, além de ser também utilizada para a reconstrução de tecidos. A limitação fundamental dessa técnica ocorre no caso de doenças genéticas, pois o gene não pode, de forma alguma, ser a mesma pessoa, isto porque as células desse indivíduo têm os mesmos defeitos genéticos, dessa forma, a reprodução iria apenas reproduzi-los

As células-tronco têm a capacidade de repor células dos tecidos, sendo encontradas em medulas ósseas jovens, sendo capazes de se transformar em diversas formas celulares.

A diferenciação celular é um processo complexo, que transforma e especializam células embrionárias, fazendo com que essas células sejam capazes de realizar determinadas funções biológicas. Essas células diferenciadas podem exercer suas funções de maneira isoladas ou agruparem-se, formando tecidos diferenciados. As novas células, a despeito de serem diferentes, mantêm o mesmo código genético da primeira célula.

Além disso, a técnica de reprogramação celular vem permitindo o avanço de diversas pesquisas no país, em relação, por exemplo, ao uso de célula embrionária, considerada uma alternativa às clonagens reprodutivas e terapêuticas, que são proibidas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com