TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças e formas de contágios

Por:   •  6/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

RAFAEL ELIAS GISFREDE

RA:8032436

TUTOR: TANIA MARA DE LIMA FONTELLAS BRANDALHA

MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA

CURSO: LINCENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

POLO: CAMPINAS

MOGI GUAÇU - SP

09/04/2018


1) Explique como as bactérias "devoradoras de carne" ficam protegidas da ação dos antibióticos e anticorpos do nosso corpo.

As bactérias devoradoras de carne ficam protegidas da ação dos antibióticos e anticorpos do nosso corpo, porque liberam toxinas ou proteínas que destroem o tecido saudável. Essas bactérias ficam alojadas nesse tecido morto, e ele não consegue enviar mensagem ao sistema imunológico pedindo socorro ou melhor dizendo o combate contra os invasores. Os glóbulos brancos não conseguem agir porque o sistema circulatório que irriga esse tecido foi destruído. É através da corrente sanguínea, que os antibióticos e anticorpos agem. Essas bactérias interrompem essa comunicação e continuam liberando toxinas de ataque.

 2) Explique como as bactérias MRSA transferem a característica de resistência a antibióticos para a próxima geração.

Quando duas bactérias, uma carregando em seu DNA genes resistente a antibiótico e a outra sem essa resistência se encontram, através de conjugação acontece a troca de DNA entre elas. Esse evento aumenta a variedade genética e a bactéria receptora pode passa a ter resistência a antibióticos.

3) Quais características, a bactéria do Anthrax, apresenta que o coloca como um dos microrganismos mais letais ao homem?

O esporo da bactéria do Anthrax pode sobreviver a quase 100 anos no meio ambiente e o seu índice de mortalidade é superior a 98%. Os poros quando ingeridos pelo homem, através de contato com carne contaminada ou por inalação, são absorvidos pelos leucócitos que os transportam para os linfonodos e lá eles são ativados, destruindo os leucócitos que os transportaram e caindo na corrente sanguínea, se multiplicando e liberando toxinas que levaram a falência múltiplas dos órgãos e morte.

4) Explique a razão do vírus que promove a varíola ser mais perigoso (segundo o documentário) do que a bactéria do Anthrax.

O vírus que promove a varíola é transmitido por inalação, ou contato físico com pessoa ou objeto contaminado, o tempo de incubação é muito longo e até ser diagnosticada muitas pessoas já foram contaminadas e estão transmitindo o vírus. Atinge apenas seres humanos, o índice de mortalidade é de 90% a 100%. O vírus se multiplica nos glóbulos brancos, medula óssea, baço e linfonodos, causando febre e após duas semanas ele se aloja em pequenos vasos da pele e boca provocando pústulas e hemorragia.

5) Faça uma dissertação sobre o documentário relatando o que mais te impressionou e o que você pôde aprender com ele. Poste suas considerações no Portfólio para apreciação de seu tutor.

Ao assistir o vídeo por diversas vezes, fiquei impressionado com várias coisas entre elas a maneira silenciosa que os vírus e as bactérias se proliferam, como eles utilizam o parasitismo para chegar em lugares desejados e assim cair na corrente sanguínea espalhando rapidamente. O primeiro que são as bactérias devoradoras de carne além de tem penetrado na pele por um simples ralado no joelho em questão de dois dias foi internado gravemente com risco de amputação do membro inteiro e até a morte, essa bactéria deixa a pele podre, matam todas as células impossibilitando as mesma de mandar pedidos de socorro para os anticorpos e glóbulos brancos, as bactérias devoradoras de carne ficam protegidas da ação dos antibióticos e anticorpos do nosso corpo, além de liberam toxinas e proteínas que destorem o tecido saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com