TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Respostas de ED - Unip Fisiopatologia

Por:   •  15/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOPATOLOGIA

CONTEÚDO  1

1-A

PERGUNTA: Quando um médico informa para a família do paciente de que o prognóstico é bom, significa que:

RESPOSTA: Houve melhora após o tratamento realizado no paciente.

JUSTIFICATIVA: Porque a melhora representa a resposta positiva do organismo ao tratamento oferecido. Tornando o prognóstico favorável, com maior porcentagem de melhora/cura.

2-D

PERGUNTA: Um indivíduo vai ao pronto socorro com sinais e sintomas de vômito e diarréia frequente.Nesta situação o médico em sua conduta clínica irá realizar o (a)_______ na busca do agente etiológico. A alternativa que contém a informação que completa o espaço em branco é:

RESPOSTA: DIAGNÓSTICO

JUSTIFICATIVA: Porque ele precisa saber de onde vem esses sinais e sintomas, para poder enfim dar o devido tratamento.

3-B

PERGUNTA: Sabemos que no Brasil existem doenças que foram erradicadas mas que reapareceram na população. Atualmente estas doenças ainda continuam a se disseminar na população. Estas doenças são denominadas de:

RESPOSTA: Doenças Reemergentes

JUSTIFICATIVA: Doenças reemergrentes são doenças que reaparecem ou doenças que os numeros de contagios são pequenos sendo assim não mais considerada problema de saude publica.

4-E

PERGUNTA: O Ministério da Saúde quando institui um programa de vacinação de uma determinada doença na população, está realizando uma estratégia de:

RESPOSTA: Profilaxia

JUSTIFICATIVA: tratando de uma prevenção de uma certa doença ou virus naquela população.

CONTEÚDO 2 – BIOPISIAS

1-A

PERGUNTA: As biópsias incisionais são caracterizadas pela (assinale a alternativa correta): As biópsias incisionais são caracterizadas pela (assinale a alternativa correta):

RESPOSTA: Remoção parcial da lesão, sendo preciso retirar parte de tecido sadio e parte de tecido alterado.

JUSTIFICATIVA: A biopsia incisionais remove apenas um fragmento do tumor para fins diagnostico.

2-D

PERGUNTA: Sobre as biópsias excisionais, assinale a alternativa correta.

RESPOSTA: Trata-se de remoção completa de lesões pequenas.

JUSTIFICATIVA: Na biópsia Excisional um cirurgião realiza um corte na pele para remover todo o tumor.

3-E

PERGUNTA: A punção por agulha fina é indicada nos seguintes casos:

RESPOSTA: Lesões nodulares e em profundidade, lesões císticas de difícil acesso, lesões da região de cabeça e pescoço, lesões pequenas nodulares ou císticas, móveis, fixas e profundas.

JUSTIFICATIVA: A punção por agulha fina tem a função de coletar líquidos que detecta presença de células neoplasicas malignas e auxilia no diagnóstico de infecções e doenças. Pois é um procedimentos menos invasivo onde o patologista irá analisar alterações na amostra.

4-E

PERGUNTA:  A realização das técnicas histológicas de rotina são importantes para a confecção de lâminas para estudo morfológico de estruturas, principalmente na anatomia patológica. Deve-se respeitar alguns itens importantes para que não ocorram erros gerando falhas na leitura. Para que se possa ter a segurança do processamento histológico de rotina é importante realizar cada etapa de maneira correta. Sobre este assunto leia atentamente as afirmativas a seguir:

  1. A desidratação é uma etapa importante envolvendo concentrações decrescentes de etanol (álcool) permitindo a retirado do conteúdo líquido dos tecidos, e posteriormente a inclusão em parafina.
  2. II- A diafanização permite que o tecido se torne translúcido e seja visualizado na microscopia de luz.
  3. III- Para a análise é importante a utilização de corantes ácidos e básicos com diferentes afinidades permitindo a visualização dos diferentes tipos de estruturas.

RESPOSTA: II e III estão corretas

JUSTIFICATIVA: A desidratação tem que ser feita com banho de álcool em concentrações crescentes, a diafanização tem finalidade de o etanol da amostra por uma substância intermediária (xilol) deixando ao final o tecido transparente, após as lâminas são coradas com hematoxilina que cora azul, basófilos cora DNA, RNA, núcleo e ribossomos, eosina cora rosa, ácidos, mitocôndrias, granulos de secreção, proteína citoplasmática e colágeno

CONTEÚDO 3 – CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS ANATOMOPATOLÓGICOS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (233.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com