TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As fases da aquisição das habilidades motoras

Pesquisas Acadêmicas: As fases da aquisição das habilidades motoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 6

AS FASES DA AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS

De acordo com GALLAHUE & OZMUN (2003), o desenvolvimento motor ocorre em 4 fases:

Fase dos Movimentos Reflexos (Motora reflexiva):

Esta fase está caracterizada pelos movimentos reflexos, involuntários, controlados subcorticalmente e estes formam a base do DM, e segundo MALINA & BOUCHARD (1991), as respostas motoras do bebê são uma extensão daquelas estabelecidas durante a vida fetal. Por meio dessas atividades reflexas o mesmo ganha informações acerca do meio ambiente imediato, e são classificados em reflexos primitivos e posturais e também servem como meios para testes neuromotores para os mecanismos estabilizadores, locomotores e manipulativos que serão usados mais tarde com controle consciente. Os reflexos associados com alimentação e aqueles associados com os olhos são bem desenvolvidos essa fase é subdividida em dois estágios:

O Estágio de Codificação de Informações

É caracterizado por atividades de movimentos involuntários observável no período fetal até o quarto mês do período pós-natal. Os centros cerebrais inferiores são mais desenvolvidos do que o córtex motor e estão no comando do movimento fetal e neonatal. Os reflexos servem como forma primária pelo qual o bebê é capaz de apanhar informações, nutrição e proteção por meio do movimento.

Dessa forma a atividade motora do neonato não envolve atividade volitiva verdadeira, e os mesmos indicam a falta de inibição do aparelho segmentar do sistema nervoso.

Estágio de Informação Decodificada

Que inicia por volta de 4 meses, começa uma gradual inibição de muitos reflexos e dos centros

cerebrais inferiores, que gradualmente são substituídos no controle sobre os movimentos involuntários

e começam a aparecer os movimentos voluntários, isto é, intencionados, dirigidos pela área motora do córtex cerebral, desta forma, troca a atividade sensório motora pelo comportamento perceptivo-motor.

Os reflexos não são perdidos. Eles são inibidos pelo centro cerebrais superiores ou são integrados nos padrões de movimentos. Em caso de patologias no SNC eles reaparecem, em casos de administração de algumas drogas, em estado de stress e principalmente com a idade, quando muitos dos reflexos são novamente mostrados. A ausência, demora de aparecimento ou desaparecimento, persistência, ou reaparecimento de certos reflexos pode ser indicativo de desordens neurológicas.

Fase dos Movimentos Rudimentares

Os primeiros movimentos voluntários são os movimentos rudimentares, que são maturacionalmente determinados e possuem característica sequências altamente previsível no seu aparecimento. O ritmo é que varia, de criança para criança, e são dependentes de fatores biológicos, do meio ambiente e da tarefa. Alguns desses movimentos são: equilíbrio, controle da cabeça, pescoço, músculos do tronco, alcançar, segurar, largar, gatinhar, caminhar. Esta fase é subdividida em:

Estágio de Inibição dos Reflexos (nascimento até 1 ano)

Muitos reflexos surgem e desaparecem, dando a vez para movimentos consciente. Os reflexos primitivos e posturais são trocados por movimentos voluntários, mas estes movimentos voluntários são pobres e diferenciados e integrados, pois ainda são incontroláveis e não são refinados.

No Estágio do Pré-controle (de 1 até 2 anos)

Inicia um aumento no nível de precisão e controle de movimento.

Fase dos Movimentos Fundamentais

Este é o tempo para descobrir como executar uma variedade de movimentos locomotores, não locomotores

e manipulativos, de forma isolada e integrada, principalmente pela exploração e experimentação das capacidades motoras de seu corpo, nos movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, isoladamente e depois os combinando. Existe um grande aumento na fluidez e controle dos movimentos. Os Padrões Fundamentais de Movimento (PFM) são considerados básicos para a aprendizagem das habilidades mais complexas que são as habilidades motoras desportivas, pois, cada habilidade motora desportiva, normalmente, envolve uma combinação de diferentes PFM. Os principais movimentos nesta fase são os andares, correr, saltar, arremessar, rebater, quicar e chutar.

Esta fase subdivide-se em:

O Estágio Inicial (de 2 á 3 anos)

Representa a primeira tentativa da criança orientada para executar uma habilidade fundamental. Durante este estágio a integração espacial e temporal do movimento é pobre, marcado pelo uso restrito ou exagerado do corpo e com pobre fluxo rítmico e coordenação deficiente.

O Estágio Elementar (de 4 á 5 anos)

Envolve um maior controle e melhor coordenação rítmica dos PFM. Aprimora-se a sincronização dos elementos temporais e espaciais dos movimentos, mas, são ainda geralmente restringidos ou exagerados, embora melhor coordenados. Crianças normais de inteligência e funcionamentos físicos tendem para avançar para o Estágio Elementar, primariamente, ao longo do processo de maturação, mas muitos falham em desenvolver neste estágio em muitos PFM e permanecem no mesmo para o resto de sua vida.

O Estágio Maduro (de 6 à 7 anos)

É caracterizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com