TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS DAS MODALIDADES DESPORTIVAS

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA

União de Ensino da Amazônia Ocidental – UNNESA

DESENVOLVIMENTO MOTOR

Docente: Esp. Ednes Pereira dos Santos Souza

Discente: Hugo Henrique da Silva Barbosa Batista

RELÁTORIO DE ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECÍFICAS DAS MODALIDADES DESPORTIVAS

Trabalho realizado como avaliação do componente curricular “Desenvolvimento Motor” da Faculdade Metropolitana do curso de Educação Física Bacharelado

PORTO VELHO

2018

1 – TEMA

OBSERVAÇÃO COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE TREINO

2 – INTRODUÇÃO

        É de fundamental importância a observação nos treinos. O objetivo da sua utilização não é apenas o diagnóstico das condutas motoras, mas também a identificação e a avaliação da técnica e respectivos parâmetros de controle, tendo em vista a compreensão e a modificação do comportamento-alvo em situação ou no processo de ação e desenvolvimento.

3 – ÁREA DE AÇÃO DA HABILIDADE MOTORA ESPECÍFICA

        A observação está associada a todas as tarefas humanas e no desporto assume características particulares face aos objetivos e ao contexto (técnico e/ ou tático) onde desenrola a ação. Aparece tanto associada á intervenção (pedagógica, comportamental) do técnico, como do praticante, revelando-se, para ambos, uma competência particular. São inúmeras as metodologias de ensino e treino que referem a sua importância, que enquanto instruções utilizado para maximizar os processos de aprendizagem, que pela o objetividade que introduz à otimização do desempenho desportivo.

        É do senso comum que nem todo o conhecimento de que dispomos é adequado ou suficiente para este de desempenho ou perícia. Como nenhuma observação pode ser considerada perfeita, devido às distorções introduzidas pelos erros dos próprios observadores e dos procedimentos em causa, o erro é uma componente relevante a ter em conta em todos os movimentos da observação. O recurso à observação sistemática pode atenuar o efeito do erro, salvaguardando que o instrumento de observação nos permita registrar aquilo que nos propusemos realmente medir. Em termos práticos, esta deve ser válida, fiável, objetiva e consistente face do objeto em análise.

4 – RESUMO E DESCRIÇÃO METODOLÓGICA DA HABILIDADE MOTORA DA AÇAO

        A observação é descrita nas literaturas segundo diversas taxinomias, sendo classificada em duas formas distintas:

 a) a observação assistemática (observação direta assistemática ou casual) refere-se à situação em que um técnico observa empiricamente, filtra a sua observação através de uma “grela mental”, que muitas vezes permanece implícita, mesmo inconsciente. Inconvenientes na sua utilização:

  1. Observação dos elementos mais visíveis e não os mais importantes;
  2. Esquecer elementos fundamentais ou mais complexos;
  3. A desorganização reduz de forma considerável a quantidade de informações que é possível recolher num determinado período de tempo.

b) a observação sistemática refere-se à observação estruturada, planeada e controlada, permitindo tornar o ato de observar consciente, intencional, previsível, controlável, e eficaz. Pode assumir um caráter cientifico, ou seja, como método, desde que:

  1. Seja formulado um plano de pesquisa;
  2. Tenha uma estrutura de dados metódicos;
  3. Revele validade e fiabilidade;

O registro é uma transcrição da representação da realidade por parte do observador mediante a utilização de códigos pré-determinados e que se materializa num suporte físico que garante a sua prevalência. É evidente que a dita transcrição não é automático e que têm de se tomar diversas decisões na sua materialização.

Os recursos podem ser mecânicos ou tecnológicos. Mais importante ainda, há dois aspectos aqui relacionados: i) reatividade, ii) expectância.  

Reatividade

Representa a alteração na conduta do sujeito quando este se sente observando.

Expectância

É o desvio do registro derivado pelo próprio observador que consiste no efeito que tem sobre este, fruto do conhecimento das hipóteses de investigações, dos resultados obtidos em outros trabalhos similares, entre outros.

5 – ASPECTOS TRABALHADOS NA HABILIDADE MOTORA ESPECÍFICA

        O Sucesso desportivo de qualquer atleta está relacionado com o movimento, partindo desde pressuposto, a observação e a análise sistemática, que em treino em competição, é um procedimento fundamental na avaliação e na otimização do desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com