TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades motoras Especializadas.

Por:   •  9/5/2015  •  Artigo  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  4.869 Visualizações

Página 1 de 10

Habilidades Motoras

Especializadas

Tangará da Serra, 24 de Outubro de 2006.


Introdução

Neste trabalho iremos apresentar as habilidades motoras especializadas, diferenciando-a das habilidades motoras fundamentais. Mostrando a evolução desta habilidade da infância até a fase adulta, explicando como é desenvolvida em diversas modalidades esportivas, a influência que o profissional tem diante do aprendiz.


Habilidades motoras

 Especializadas.

        As habilidades motoras especializadas são modelos motores fundamentais maduros que foram aprimorados, adaptados e combinados às necessidades especificas de uma atividade esportiva, recreativa ou do cotidiano. Essa prática esportiva é altamente dependente de oportunidades, ensino de qualidade e também de encorajamento.

        Diferentemente dos movimentos motores fundamentais, os movimentos especializados têm como base, o treinamento e as atividades, e é neste momento que o profissional entra em ação, analisando o desenvolvimento do atleta, o seu desempenho físico e mental, verificando se a fase fundamental foi concluída para começar a fase de transição para á fase motora especializada.        É de grande importância que esse trabalho seja bem feito, pois poderá prejudicar o atleta.

        Na maior parte das vezes, crianças a partir dos 6 anos já tem um grande potencial para começar essa transição para a fase motora especializada, porém existem algumas exceções, alguns adolescentes têm suas capacidades motoras atrasadas por falta de oportunidades práticas regulares e a falta de encorajamento.

        O desenvolvimento motor fundamental maduro é pré-requisito para a incorporação bem-sucedida de habilidades motoras especializadas correspondentes ao repertório motor de um indivíduo, e a transição de uma fase para a outra depende desse desenvolvimento motor maduro, se esses movimentos forem menos que maduros a habilidade será prejudicada.

        Nessa transição é importante destacar dois pontos:

  • Mesmo que uma pessoa tenha conhecimento e esteja afetivamente preparado para avançar a fase especializada, a progressão depende da conclusão bem-sucedida da fase anterior, ou seja, a fase fundamental.
  • O progresso de uma fase para a outra não tem caráter de tudo ou nada, é importante passar por todos os estágios subseqüentes, mesmo que não chegue ao estágio maduro em todos eles.

Depois que a criança chega ao estágio maduro de um padrão motor fundamental, poucas alterações ocorrem na “forma e maneira” daquela habilidade motora na fase especializada, o que existe é um aperfeiçoamento do padrão básico do movimento adquirido graças a maior habilidade com o desenvolvimento motor e o melhor desempenho físico dedicado. E quanto mais os adolescentes aprimoram a força, velocidade do movimento, resistência, tempo, coordenação entre outros, são observados níveis cada vez melhores. E uma ótima dica para um ensino bem-sucedido na fase das habilidades motoras especializadas de qualquer indivíduo, é o reconhecimento das condições que possam limitar ou aumentar o seu desenvolvimento, após isso o ensino torna-se mais uma questão de romper e reduzir obstáculos.

        O refinamento das habilidades motoras especializadas ocorre em três estágios:

  • Estágio de transição: Caracterizado pelas primeiras tentativas do indivíduo de aperfeiçoar e combinar padrões motores maduros, combinações que dependem da própria tarefa, do indivíduo e do ambiente. Com as crianças ocorre um aumento no interesse pelos esportes e no desempenho, já que elas costumam comparar as suas habilidades motoras em desenvolvimento com as habilidades dos outros. As crianças que já são líderes têm mais facilidade.

Nesse estágio são atraídos por diferentes tipos de esportes e não se sentem limitadas por fatores fisiológicos, anatômicos ou ambientais. O indivíduo trabalha para “Compreender a idéia” de como desempenhar a habilidade esportiva, essa competência e habilidade são limitados.

  • Estágio de aplicação: Caracterizado pela consciência do indivíduo, dos seus recursos físicos pessoais e das suas limitações, de acordo com essa consciência ele concentra-se em tipos de esportes que ele possa praticar sem algum problema.

O treino é muito importante para o desenvolvimento dos níveis superiores  de habilidade. Os padrões motores do iniciante em estágio de transição refinam-se, assim como as habilidades mais complexas usadas em esportes oficiais e nas atividades recreativas, seja como, lazer ou competição.

  • Estágio de utilização permanente: Caracterizado pela escolha de uma atividade para participar regularmente em situações competitivas, recreativas ou da vida diária. Também ocorre neste estágio uma maior especialização no aprimoramento da habilidade, as atividades permanentes são escolhidas de acordo com o interesse pessoal. As oportunidades de participar de atividades motoras são limitadas nessa fase, por causa das responsabilidades e do maior comprometimento do tempo.

Pelo mesmo motivo do exemplo anterior, muitos indivíduos não passam pelo aprimoramento e desenvolvimento das habilidades motoras especializadas. As crianças, ao contrário, são freqüentemente encorajadas a aprimorar suas habilidades em idade precoce; isso não é prejudicial, mas a especialização prematura pode ter alto custo, como a limitação do potencial para participação em grande variedade de atividades.

Em condições ideais, o estágio de habilidades motoras transitórias começa por volta dos 7 ou 8 anos de idade. Em função do interesse muito grande que demonstram pelas habilidades de desempenho e pelos esportes, além de crescente sofisticação cognitiva e da interação grupal melhorada, as crianças são mais atraídas para a competição organizada. O crescimento da participação em esportes juvenis nos últimos 25 anos tem sido fenomenal.

É de vital importância que professores conheçam seus aprendizes e reconheçam que estes têm um conjunto diferente de capacidades físicas, mentais, emocionais e sociais, sabendo que cada indivíduo aprende em ritmos diferentes e seu potencial de desempenho é único. Ao ensinar uma nova habilidade motora, deve-se seguir o mesmo exemplo, identificar o tipo de habilidade com que o atleta tenha facilidade, introduzir atividades externamente ritmadas sob controle determinado, encorajar o aprendiz nos primeiros estágios, conhecer e respeitar o estado físico e mental do aprendiz e seus objetivos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (957.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com