TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade complementar de Biologia Celular e molecular.

Por:   •  15/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade complementar de Biologia Celular e molecular.

1)

        a) Devemos nos atentar de que há vários tipos de células em nosso organismo e também ao fato de que cada tipo de célula tem uma velocidade de substituição diferente. Por exemplo, as células da maioria dos nossos órgãos são substituidas mais lentamentes em relação as células sanguíneas, sem esquecer de mencionar que as células neurais, raramente são substítuidas.

        Logo podemos concluir que a afirmação é falsa.

        b)

        c)

        

        d)

2) Microscópio óptico usa lentes de vidro e luz vísivel para formar uma imagem ampliada de um objeto. Possui resolução aproximadamente de 0,2µm, 1.000 vezes maior que a do olho humano. Esta resolução permite a visualização do tamanho e da estrutura das células e de algumas estruturas celulares internas. As estruturas internas são dificieis de serem visualizadas sob luz vísivel, de modo que frequentemente as células são tratadas com reagentes químicos e seus componentes, marcados com diferentes corantes, para salientar determinadas estruturas.

        Microscópio eletrônico usa eletromagnetos para focar feixe de elétrons, de forma semelhante as lentes de vidro para focar o feixe de luz em um microscópio óptico. Considerando que não é possível visualizar elétrons, o microscópio eletrônico os direciona para uma tela fluorescente ou para um filme fotográfico a fim de gerar uma imagem visível. A resolução dos microscópios eletrônicos é de aproximadamante 0,2nm, aproximadamente 1.000.000 de vezes maior do que o olho humano. Essa resolução permite a distinção de detalhes de diferentes estruturas subcelulares.

3) As células procarióticas possuem uma estrutura simples, não formam organismos pluricelulares, não apresentam um núcleo organizado, apenas uma área nuclear denominada nucleióde e seus não possuem a carioteca (membrana nuclear), por isso os cromossomos ficam difusos no citoplasma. Dois exemplos de células procarióticas são as bactérias e as cianobactérias.

        Já as células eucarióticas possuem um núcleo organizado, essa é uma das principais diferenças entre os tipos de células, possuem uma membrana plasmática que separam as células, seu citoplasma contém água, nutrientes, as biomoléculas estruturais, as organelas e as estruturas supramoleculares (centríolos e ribossomos). Os exemplos de células eucarióticas são protozoários, algas, fungos, animais e vegetais.

4) As principais organelas são:

  • Mitocôndrias: responsável pela respiração celular;
  • Complexo de Golgi: responsável por processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína;
  • Lisossomo: vesícula contendo enzimas digestivas atuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar);
  • Peroxissomo: vesícula membranosa diretamente relacionada ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula;
  • Organoplastos: plastos com funções variadas, armazenando substâncias de reserva nutritiva, hidrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos);

5) A meiose contribui para a variabilidade genética porque ao efetuarem o intercâmbio de um material hereditário (crossing-over), os cromossomos homólogos geram novas combinações alélicas, ou seja, de uma meiose resultam quatro células haplóides, cada uma com a metade do número de cromossomos da célula original. Já na mitose, há uma duplicação de todos os componentes celulares, ou seja, os números de cromossomos permacem os mesmos.


6) A contração de um músculo é o resultado do encurtamento de suas fibras, o que gera, por sua vez, um encurtamento dos filamentos de actina e miosina, que  deslizam e se encaixa um entre o outro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com