TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Biologia Celular

Por:   •  2/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

- A proteína do CFTR atua como um canal entre as membranas celulares e sua funcionalidade é a produção de suor, saliva, muco..

Mutações que ocorrem no gene do CFTR acabam alterando a função do canal do cloreto, com isso não acontece o fluxo de íons de cloro e água para dentro e fora da célula.

A maioria dessas mutações alteram um aminoácido na proteína ou deleta uma parte do DNA.

A mudança na sequência nucleotídica do DNA, vai gerar o RNAm que atua na síntese da proteína CFTR, essa proteína vai perder sua conformação, o que influenciará na perda da sua função, devido a má formação do seu enovelamento por causa da mutação.

Por não ter mais uma função ativa, essa proteína vai ser levada através da membrana do retículo endoplasmático e será degradada no citosol.

2- a) A principal organela que é responsável por esse mecanismo são os lisossomos, que digerem estruturas da própria célula, essa ação é caracterizada de autofagia.

Esse processo ocorre quando as células englobam e degradam partes do seu citoplasma, onde é formada uma membrana que engloba uma porção do citoplasma, produzindo assim uma estrutura fechada, que vai se unir aos lisossomos, as enzimas dos lisossomos irão degradar o material interno e a membrana. Depois de degradar essas partículas, a célula recicla proteínas, nucleotídeos e aminoácidos. Esse processo é essencial para que ocorra uma “ limpeza" na célula.

b) A autofagia é um processo muito positivo para a vida celular, esse processo acontece dentro da célula pois é de extrema importância eliminar vestígios de metabolismo quando ocorre a degradação através do catabolismo.

Assim vai ser prolongada a vida da célula de uma forma mais benéfica e reduz a probabilidade do surgimento de algumas doenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com