TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia celular - atividade membrana

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas da atividade de Membrana Celulares (estrutura de membranas)
Aluna: Gabriela Alves de Santana Castro (15101043)
Curso: Odontologia 2015.1
Matéria: Biologia Celular


MEMBRANAS CELULARES (estrutura de membranas)



1) A membrana celular é responsável por uma diversidade de funções, sendo a primeira e mais importante delas, caracterizada pelo fato da membrana dar individualidade a cada célula, separando o meio intra do meio extracelular. É responsável também pelo controle do que entra e sai da célula (permeabilidade seletiva), pela recepção de sinais químicos e nutrientes do meio extracelular, pelo revestimento e proteção.

2) a)
O lipídio Fosfatidilcolina é o mais abundante nas membranas


b) Fosfatidilcolina, esfingomielina, fosfatidilinositol e fosfatidiletanolamina


c) Membrana mitocondrial interna: Cardiolipina
Retículo Endoplasmático:
esfingomielina 


d) Vários fatores são determinantes para a fluidez de uma membrana, um deles é a temperatura, que é geralmente constante e isso não altera a fluidez da membrana. Porém, quando essa temperatura é aumentada, a agitação das moléculas aumenta, e consequentemente, a fluidez também. Um outro fator está relacionado à saturação do lipídio, fazendo com que se o lipídio for saturado a interação entre as moléculas seja maior e a fluidez seja menor, enquanto que se o lipídio for insaturado, a interação e o contato entre as moléculas é menor e isso permite uma maior fluidez.

3) As p
roteínas integrais são diretamente ligadas à membrana – Sejam elas transmembrana, associadas a uma monocamada ou ligadas através de lipídios – podem ser removidas apenas com ruptura da bicamada lipídica com detergentes, enquanto que as proteínas periféricas estão inteiramente fora da membrana podem ser liberadas por procedimentos de extração que afetam interações proteína – proteína, mas mantêm a bicamada lipídica intacta. 

4) A membrana celular é conhecida pelo modelo mosaico fluido, porque na sua estrutura há uma bicamada fosfolipídica e nela podem estar ligadas proteínas integrais, transmembranas e periféricas; colesterol (na célula animal) e carboidratos. A bicamada é fluida, de consistência oleosa e as proteínas que estão ligadas a ela mudam de posição continuamente (movimento conhecido como flip-flop), como se fossem peças de um mosaico.


5) citoesqueleto


6) a)
Todo carboidrato nas glicoproteínas, proteoglicanos e glicolipídeos está localizado em uma das faces da membrana, a não – citosólica, onde forma uma cápsula de açucares chamada camada de carboidratos.  


b) É um revestimento externo a membrana plasmática específico das células animais, que confere características próprias à célula e tem como funções proteger a célula contra agressões físicas e químicas, reter nutrientes e enzimas e participar do reconhecimento celular.
 Na sua composição estão presentes carboidratos, lipídios e proteínas.


c) Suas principais funções são de proteção, barreira de difusão, enzimática, antigênica – só a porção constante – adesiva, inibição por contato, reconhecimento celular (em transplantes de órgãos) e definição de um ambiente especial, com pH, força iônica e carga elétrica próprios. 
O glicocálix pode atuar como proteção contra certos tipos de vírus. Esta se daria por repulsão eletrostática porque tanto alguns vírus quanto o ácido siálico ou N-acetil-neuramínico (presente em certos glicocálix) possuem carga negativa.

7)
 Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse estágio o crescimento da célula. Depois de cessado esse crescimento, a parede recebe novas camadas de celulose e outras substâncias (suberina e lignina) conferindo maior resistência, denominada de parede secundária. Alguns protistas secretam substâncias que, associadas a minerais silicatos (sílica), constituem rudimentares ou elaboradas paredes celulares, também denominadas de exoesqueleto. Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (278.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com