TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Artes-pedagogia 5semestre

Dissertações: Atps Artes-pedagogia 5semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 14

Texto narrativo Autobiográfico

A aluna Vanessa, relatou que as práticas artísticas realizadas em sua época nos anos iniciais (por volta de 1987 a 1990) eram voltadas para bastante artes visuais: como pinturas em guache; confecções de cartões com técnicas de dobraduras; recortes e colagens; pinturas de desenhos prontos; e algumas vezes desenhos livres.

Desenvolvimento da musicalidade: apresentações musicais em grupo na escola e teatrinhos musicais com expressão corporal através de mímicas.

As datas comemorativas nas escolas eram exploradas através de apresentações em Dia das Mães; Páscoa; Dia das Crianças, e os alunos confeccionavam cartões para levarem às suas casas.

A aluna Dayane, relatou que nos seus primeiros anos de escolarização as praticas artísticas realizadas em sua época, se resumiam em ouvir historias infantis em sala de aula, brincadeiras como: dança da cadeira, corre cutia, amarelinha, etc. Também realizavam teatros e muitos desses eram apresentados para os pais. Os alunos produziam muito instrumentos musicais, como, chocalho de lata e feijão, pratos feitos com a tampa do lixo.

A aluna Márcia relatou que em seu tempo de escola não tinha aula de artes. E são muito poucas as memórias que tem. Ela saiu da escola com 9 anos para trabalhar e concluiu sua escolarização fazendo telecurso.

Refletindo sobre o nosso histórico de atividades de artes e recreação na escola, concluímos que tais atividades, tinham uma contribuição para o desenvolvimento dos alunos, principalmente no que se refere à parte motora e intelectual.

O que não ficava claro algumas vezes, é qual era o objetivo de algumas atividades, qual exatamente contribuição traria ao aluno. Em algumas atividades era percebida a falta de iniciativa de levar o aluno a pensar, desenvolver uma visão critica da meio que o cercava. Muitas vezes, nós tínhamos que pintar exatamente como o professor (a) mandava, não estimulava a criatividade através da liberdade de criação.

Poderia ser inserido na sala de aula atividades e brincadeiras que vivenciassem o cotidiano dos alunos e estimulassem a iniciativa de trabalhos em grupos.

O objetivo da arte no currículo escolar, não é formar artistas, mas despertar no aluno uma visão consciente e capacitá-lo para exercer sua cidadania.

O que deve ser despertado no aluno por meio da arte é aquilo que ele por si só já carrega, ou seja, a sua capacidade de pensar, refletir, e ter uma visão critica e consciente do mundo ao seu redor.

Por isso deve ser sempre estimulado, motivado no aluno, a criação, invenção, produção e a reconstrução transformadora.

Reflexão sobre as semelhanças e contrastes presentes nas vivências dos membros da equipe.

O grupo refletiu que o incentivo à curiosidade pela manifestação artística de diferentes culturas, por suas crenças, usos e costumes, pode despertar no aluno o interesse por valores diferentes dos seus, promovendo o respeito e o reconhecimento dessas distinções; ressalta-se assim a pertinência intrínseca de cada grupo e de seu conjunto de valores, possibilitando ao aluno reconhecer em si e valorizar no outro a capacidade artística de manifestar-se na diversidade.

Quando brinca, a criança desenvolve atividades rítmicas, melódicas, fantasia-se de adulto, produz desenhos, danças, inventa historias. Mas esse lugar de atividade lúdica no inicio da infância é cada vez mais substituído, fora e dentro da escola, por situações que antes favorecem a reprodução mecânica de valores impostos pela cultura de massas em detrimento da experiência imaginativa. Embora o jovem tenha sempre grande interesse por aprender a fazer formas presentes no entorno, mantém o desenvolvimento de seu percurso de criação individual, que não pode se perder. O aluno pode e quer criar suas próprias imagens partindo de uma experiência pessoal particular, de algo que viveu ou aprendeu da escolha de um tema, de uma técnica, ou de uma influencia, ou de um contato com a natureza e assim por diante.

Cabe também ao professor tanto alimentar os alunos com informações e procedimentos de artes que podem e querem dominar quanto saber orientar e preservar o desenvolvimento do trabalho pessoal, proporcionando ao aluno oportunidade de realizar suas próprias escolhas para concretizar projetos pessoais e grupais.

A qualidade de ação pedagógica que considera tanto as competências relativas a percepção estética quanto aquelas envolvidas no fazer artístico pode contribuir para o fortalecimento da consciência criadora do aluno.

O aluno fica exigente e muito critico em relação a própria produção, justamente porque nesse momento de seu desenvolvimento já pode compara-la, de modo mais sistemático, as do circulo de produção social ao qual tem acesso. Essa caracterização do aluno tem levado a crença de nesse período a criança é menos espontânea e menos criativa nas atividades artísticas que no período anterior a escolaridade.

Através de comparações foi verificado que alunos de primeira a quarta serie do ensino fundamental busca se aproximar da produção cultural de arte. Entretanto, tais interesses não podem ser confundidos com submissão aos padrões adultos de arte. A vivencia integral desse momento autorizara o jovem a estruturar trabalhos próprios, com marca individual, inaugurando proposições poéticas autônomas que assimilam influencias e transformam o trabalho que desenvolvem dentro do seu percurso de criação nas diversas formas de arte. No período posterior, de quinta a oitava series, essa vivencia propiciará criar poéticas próprias, concretizadas com intencionalidade.

A área deste estudo (artes) deve ser incorporada com objetivos amplos que atendam as características de aprendizagens, combinando o fazer artístico ao conhecimento e a reflexão em arte. Esses objetivos devem assegurar a aprendizagem do aluno nos planos perceptivo, imaginativo e produtivo.

Com relação aos conteúdos, orienta-se o ensino da área de modo a colher a diversidade do repertorio cultural que a criança traz para a escola, a trabalhar com os produtos da comunidade na qual a escola esta inserida e também que se introduzam informações da produção social a partir de critérios de seleção adequados a participação do estudante na sociedade como cidadão informado.

Assim, aprender com sentido e prazer esta associado a compreensão mais clara daquilo que é ensinado. Para tanto, os conteúdos da arte não podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com