TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atrações Intermoleculares

Por:   •  13/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio Franciscano Santa Isabel

Aluno(a): Maria Luiza Gusmão Costa

Série: 1º ano.

Disciplina: Arte

Professor(a): Fátima Negrão

Artista Brasileira: Clarice Lispector

Obra: A Hora da Estrela

Bandeirantes-PR

Março/2017

Dados biográficos da artista

Clarice Lispector, foi uma escritora e jornalista que nasceu no dia 10 de dezembro de 1920. Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e depois mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.

Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem", que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.

Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.

Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa, e ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Clarice Lispector morreu no Rio de Janeiro, de câncer no ovário no dia 9 de dezembro de 1977. Seu corpo foi sepultado no cemitério Israelita do Caju.

Pensamentos:

‘’ Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.’’

‘’ Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar.’’

‘’ Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro’’

‘’ Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupa em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.’’

Apresentação e descrição da obra

Publicada pouco antes de sua morte, em 1977, "A Hora da Estrela" é a última obra de Clarice Lispector. Nesse livro, que tem como narrador Rodrigo S.M. Há o retrato de uma jovem nordestina, Macabéa, que tenta sobreviver na cidade grande. A narrativa, complexa, é marcada pela presença dos conflitos existenciais da protagonista, bem como do próprio Rodrigo S.M. Em "A Hora da Estrela", ficam visíveis algumas das principais características dos autores da terceira fase modernista no Brasil (posteriores aos romances regionalistas), como a utilização de análise psicológica mais aprofundada dos personagens, que revela, por meio da narrativa interior, o fluxo de consciência e o intimismo. A linguagem é elemento constante na obra, uma vez que em todos os momentos o narrador discute a palavra e o fazer narrativo. No plano formal, há a preocupação por uma linguagem mais elaborada, com a presença das digressões, o uso inusitado da pontuação, ou mesmo sua ausência, as metáforas e a metalinguagem. Na Dedicatória, a autora deixa claro que se converterá em um ser fictício, Rodrigo S.M., como se fosse outra faceta de sua personalidade, o que não compromete a consciência de sua individualidade. Talvez Clarice tenha optado por se tornar um narrador masculino para poder ser mais agressiva e menos sentimental, o que caracterizaria uma ironia da autora em relação à condição da mulher na sociedade, vista normalmente como um ser frágil e piegas. Assim, por meio do recurso digressivo, a autora busca dialogar com o leitor, despertando nesse um papel mais ativo, que é o de compartilhar a culpa que ela sente e a responsabilidade que tem para com a injustiça social e a alienação simbolizadas por Macabéa. Clarice tem seus livros publicados em diversos países do mundo, como: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Israel, Holanda, Inglaterra, Itália, Noruega, Polônia, Rússia, Suécia, República Tcheca e Turquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (299.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com