TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOMAS MUNDIAIS

Por:   •  2/11/2015  •  Resenha  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO

DE

BIOLOGIA

BIOMAS MUNDIAIS

FLORESTA TROPICAL

A floresta tropical é um tipo de ecossistema que ocorre na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Também chamado de floresta pluvial tropical, é encontrado em regiões de clima quente e com altos índices de chuva. As florestas tropicais podem ser encontradas na Ásia, Austrália, África, América do Sul, América Central, México e em muitas ilhas do Pacífico, Caribe e Oceano Índico.  Ela é encontrada nos trópicos, a região em que o Sol fica a pino duas vezes por ano, no solstício de verão. As plantas mais abundantes são árvores, em média com 50 metros, que só se ramificam perto do topo formando um teto, e existe um andar interno formado pelas copas mais baixas. As folhas são elevadas, densas e não caem. Elas também são amplas, largas e de cor verde-escura, lisas e com as pontas em forma de goteira. O topo das árvores são habitados por insetos, aves, répteis, anfíbios e outros animais como os macacos e esquilos. Alguns mamíferos aparecem em ambientes noturnos. No solo também vivem anfíbios, répteis, mamíferos herbívoros e mamíferos carnívoros, como onças e gatos-do-mato. Os solos são pouco férteis, muitos tem argila vermelha, que são os chamados lateritas.

PRADARIA

As pradarias são uma planície vasta e aberta sem árvores nem arbustos, com bastante capim baixo. Estão em quase todos os continentes. No Brasil, é chamada de pampa gaúcho. Na Europa e na Ásia, é chamada estepe. Na América do Norte é chamada de pradarias. Na África do Sul, é chamada de veld. Existem Três tipos de pradarias:

A pradaria alta, é encontrada nos locais mais úmidos e que tem gramíneas de até 2 metros e raízes muito profundas.

A pradaria mista, tem uma grande diversidade florística, encontrada em solos muito férteis.

A pradaria baixa, tem a menor diversidade e gramíneas pequenas.

Anualmente apresenta queimadas naturais, que são benéficas, pois elimina o excesso de matéria orgânica e renova o substrato.

O homem está destruindo as pradarias com as queimadas propositais, aos poucos elas estão sendo transformadas em desertos.

O solo é cheio de túneis e tocas de animais.

O clima varia, nas pradarias tropicais é quente, as temperadas tem estações quente e fria e seu clima é úmido.

Os animais típicos são os ratos do campo, raposas, búfalos, espécies de cabras, lebres, antilocapras, cães-de-pradaria, e outros.

FLORESTA TEMPERADA

A floresta temperada fica nas regiões de clima temperado da Terra, como parte do oeste da América do Norte, quase toda a Europa, oeste da Ásia e leste da Ásia, na Austrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul. Ficam entre os círculos polares e as zonas tropicais. Suas características mais marcantes são as quatro estações do ano bem definidas, a existência de árvores como o carvalho, os bardos, as faias, as nogueira, etc, suas folhas caducam e caem. Também tem várias outras espécies mais próximas do solo. A floresta temperada foi muito devastada, sendo substituída pelas agricultura. Hoje ela está restrita a poucos parques e reservas.

O clima é chamado de clima temperado. As quatro estações são bem definidas. Porém é no outono que acontece o fenômeno mais característico da floresta temperada, as plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou amarronzada nas folhas, que depois caem.

O solo é muito rico em nutrientes devido ao processo natural de decomposição das folhas que enriquecem o solo em nutrientes. O solo possui uma cor mais escura devido a acumulação de matéria orgânica.

A fauna é formada por uma grande diversidade de mamíferos (ursos, veados, esquilos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, aves, insetos.

TUNDRA

A tundra é um bioma em que a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o crescimento das árvores. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica. Sua vegetação é composta de arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e liquens. A faixa de transição entre a tundra e a floresta se chama linha de árvores.

Apresenta verões muito curtos, com dias longos e a temperatura varia entre 8º e 5º.

A tundra tem um aspecto úmido e encharcado pela virtude da evaporação ser muito lenta e de fraca drenagem do solo, no verão. Somente no verão os dias tem duração de 24 horas, e o verão dura dois meses (a temperatura não passa dos 12º no verão).

Sua vegetação é composta por liquens, musgos, ervas e arbustos baixos, pois o clima as impedem de crescer. As plantas dessa região se adaptaram  e desenvolveram o crescimento maciço, que as ajuda a evitar o ar frio. Elas crescem junto ao solo para evitar os ventos fortes. As folhas são pequenas para reter a umidade.

A maioria dos animais permanecem na tundra somente no verão, migrando para outras regiões.Os animais que vivem lá permanentemente são os lobos árticos, os urso-polares e os bois almiscarados. Os lobos e os ursos se adaptaram para resistir ao inverno, com um pelo espesso, camadas de gordura sob a pele e a hibernação. E os bois almiscarados tem duas camadas de pelo, uma curta e uma longa, e cascos grandes e duros para quebrar o gelo e beber água. A lebre ártica muda a cor do seu pelo para se camuflar.

A tundra alpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas. É fria e ventosa e não tem árvores. O solo tem boa drenagem. Tem ervas, arbustos e musgos. Tem animais como as cabras da montanha, alces, marmotas, insetos.

FLORESTAS CONÍFERAS

A floresta temperada de coníferas é um bioma temperado onde a floresta é homogênea. Suas árvores tem folhas aciculadas, são estreitas e afinadas para resistirem a baixas temperaturas. É típica do hemisfério norte do planeta em regiões onde a temperatura chega a -54º e raramente passa dos 21º. Também conhecida como Taiga ou Floresta Boreal, perfaz uma faixa que abrange a Ásia, América do Norte e Europa. Se limita ao norte com a Tundra e ao sul com a Floresta Temperada.

A vegetação da Taiga tem uma boa adaptação ao clima extremamente frio dessas regiões.As coníferas e pinheiros possuem suas folhas com superfícies pequenas. O formato cônico das copas ajuda a evitar o acúmulo de neve.Suas folhas são revestidas por uma espécie de resina que evita que as mesmas congelem. Outra árvores típicas são os abetos, espruces e larícios.

Possui duas estações bem marcantes, o inverno bastante rígido e o verão com temperaturas abaixo de 20ºC. No verão os dias são longos, e no inverno são mais curtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com