TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Mundiais

Artigos Científicos: Conflitos Mundiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

Origem do conflito

Expulsos da Palestina pelos romanos já no século 1 da Era Cristã, os judeus acalentaram durante séculos o sonho de retornar à "Terra Prometida", enfrentando todo tipo de discriminação e perseguição. Todavia, o território, durante sua ausência, foi ocupado por outros povos que, igualmente, sentem-se no direito de nele permanecer de modo autônomo. Durante o domínio britânico sobre a região, os ingleses permitiram a compra de terras na Palestina por ricos judeus de todo mundo que começaram a reocupar a região. Essa maciça migração de judeus para a Terra Santa chamou-se Sionismo, em referência à Colina de Sion, em Jerusalém.

Primeira guerra mundial

Depois da primeira guerra os ingleses ajudaram os judeus a construir um Estado livre e independente em território palestino,com objetivo de enfraquecer os árabes e ter vantagens econômicas na região.

Entre os anos 1930 e 1940, intensificou-se consideravelmente a imigração judaica para a Palestina.

Conflitos mundiais

“Árabes e judeus”

Segunda guerra mundial

O descontrolado ingresso de judeus na Palestina acarretou sérios problemas já às vésperas da Segunda Grande Guerra: as áreas de assentamento judeu e palestino não foram delimitadas e grupos de características étnicas e religiosas tão diferentes tiveram que compartilhar o mesmo território, de onde resultam graves hostilidades entre ambos.

Com o holocausto promovido pelos nazistas durante a Segunda Guerra, a opinião pública, sensibilizada com os sofrimentos dos judeus, concordou com a criação de um Estado judeu na Palestina.

A recém-criada Organização das Nações Unidas estabeleceu que a solução para os problemas do Oriente Médio seria sua prioridade, com a anuência dos Estados Unidos e da Inglaterra, interessados em estabelecer um aliado na região, já que não confiavam nos Estados árabes que a cercavam. Os palestinos, por sua vez, também almejavam a criação de um Estado independente em território palestino e, para isso, contavam com o apoio dos países árabes.

Em 1947, a ONU estabeleceu a divisão do território palestino: judeus ocupariam 57%(com seus 700 mil habitantes),e palestinos com 43%(com 1,3 milhões de habitantes)no território.

Com a retirada das tropas britânicas, em 1948 começou um novo conflito entre liga Árabes e Israel,criada em 1945 porque os Árabes procuravam defender a independência e a integridade de seus membros.

Israel venceu o conflito e ocupou áreas reservadas aos palestinos,ampliando seus domínios de 57% para 75% no território.

O Egito assumiu o controle na Faixa de Gaza,a Jordânia criou a Cisjordânia.

Guerra fria

Em 1956,o presidente egípcio declarou guerra a Inglaterra,França e Israel,com o objetivo de assumir definitivamente o controle sobre o canal de Suez,contando com o apóio da união soviética país que, no contexto da Guerra Fria, apoiava todas as iniciativas de libertação nacional a fim de conquistar aliados para o bloco socialista. Durante o conflito, Israel ocupou a Península do Sinai, mas, devolveu-a logo em seguida, devido à pressão norte-americana.

Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

Para defender a luta palestina no sentido da criação de um Estado autônomo, foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1964, tendo como líder Iasser Arafat. Nas fileiras da OLP, surgiu o Al Fatah, braço armado da organização que prega a luta armada e o terrorismo para destruir Israel. A OLP só recentemente foi reconhecida por Israel como representante dos interesses palestinos na questão territorial. Até então, quando havia negociações de paz, seus membros ingressavam em delegações de países árabes como Egito e Jordânia.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com