TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias

Por:   •  20/9/2015  •  Seminário  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2
  1. KLEBSIELLA PNEUMONIAE

 Principais Características: É uma espécie de bactéria gram-negativa, encapsulada, anaeróbia facultativa em forma de bastonete. É o mais importante membro do género Klebsiella. Conhecida também como a “superbactéria”, recebeu esse nome por ser resistente a múltiplos antibióticos e a capacidade de tornar resistentes outras bactérias. Essa característica pode estar diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos. A bactéria KPC pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas.

Patologias: A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, através do contato com secreções do paciente infectado, já que ela aproveita do estado debilitado das pessoas, podendo causar pneumonia, infecções sanguíneas no trato urinário, feridas cirúrgicas, e enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, e muitas vezes, mortal.

  1. ESCHERICHIA COLI

Principais Características: Escherichia coli, se refere a gêneros diversos de bactéria bacilar Gram-negativaanaeróbica facultativa e que não produzem esporos. Podem ser benéficas ou prejudiciais à saúde dependendo da espécie e quantidade no organismo. Pode causar sintomas de febre em humanos ou em animais.  O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula. Possuem fímbrias ou adesivas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptíveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo, como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citosinas produzidas podem levar ao choque séptico e morte em casos de septicemia.

Patologias: Quando sai do intestino e vai para outras partes do organismo humano, pode provocar várias doenças, dentre elas: diarreia, infecção urinária, síndrome hemolítico, inflamação no trato urinário, peritonite e meningite.

  1. STAPHYLOCOCCUS AUREUS

Principais Características: O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram-positiva que cresce na forma de cachos de uva. É comum termos em nosso organismo, como pele, boca, nariz, intestino, colônias de bactérias que não nos causam doenças em um sistema imunológico saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com