TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Trabalho de Microbiologia

Alunos: Arthur Ataíde, Fernanda Guimarães, Luiza Jacobino e Victor Hugo Lorenzo

Turma:307

Professora: Patrícia Ferreira

Assunto: resumo

Monitorização e modelação da estrutura de biofilmes

Biofilmes são comunidades biológicas, altamente organizadas, possuem uma formação estruturada e funcional. Um biofilme poder se formado naturalmente em uma superfície sólida e coberta com água não esterilizada.

O biofilme tem várias utilidades nas industrias, auxiliam na estação de tratamento de água, diminuindo a quantidade de matéria orgânica na água, Apesar de serem uteis em alguns processos essências para a vida humana, alguns tipos de biofilmes formados por microrganismos patogênicos podem gerar um leque de doenças nos seres humanos.

        Os microrganismos quase não são encontrados livres na natureza, uma forma deles se organizarem é através de biofilmes, esses microrganismos são constituídos por uma comunidade estruturada de células aderentes a uma superfície inerte ou viva, embebidas numa matriz de polissacarídeos. Essa organização favorecem o crescimento e a proteção desses microrganismos.

        Os ambientes com limitação de transporte de soluto são favoráveis a criação de micro nichos. Estes ambientes possuem baixos níveis de concentração de oxigênio, podendo formar um lugar propício para a proliferação de microrganismos anaeróbios.

        A estrutura de biofilmes tem um papel muito importante na atividade dos mesmos. Em conjunto com as condições hidrodinâmicas e fornecimento de nutrientes, a forma do biofilme influencia a transferência de massa das espécies químicas. A estrutura, por sua vez, é definida em parte pela atividade do biofilme: Crescimento das células microbianas e sua divisão, produção e excreção de EPS, em conjunto com fatores externos como forças de atrito definidas pela hidrodinâmica e outras forças mecânicas envolvidas.

        Os biofilmes são formados por meio de algumas reações física e biológicas. Primeiro ocorre o transporte de células livres do meio líquido para uma superfície sólida e sua fixação. Depois disso, ocorre as células fixas crescem e se dividem, aproveitando os nutrientes vindos do líquido e excretando EPS. Após isso as células bacterianas fixam-se ajudando na acumulação do biofilme. O quarto passo é a libertação de material celular segundo dois mecanismos diferentes: (a) erosão (perda de células individuais) ou (b) perda de agregados maiores.

Além dos fatores físicos e biológicos simples citados anteriormente, também ocorre uma série de processos biológicos complexos importantes para a formação do biofilme, tais como: a transferência de plasmídeo, a atividade flagelar e a co-agregação.

A hidrodinâmica do sistema e as propriedades cinéticas das espécies microbianas envolvidas são mais importantes para a estrutura e atividade do biofilme.

        Como o biofilme tem variações nas propriedades de influentes, ele é bastante utilizado em processos biotecnológicos. Os biofilmes tem um papel importante na operação de reatores. A densidade do biofilme afeta a eficiência das reações, pois tem um efeito direto na quantidade de biomassa do reator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (118.2 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com