TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roterio de Estudos Bases do Comportamento Humano

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  [pic 1]

Curso de Ψ 

 

Bases Biológicas do Comportamento I

ROTEIRO DE ESTUDOS II

  1. Explique como se dá a formação do Potencial de Ação – PA em um neurônio?

R: Os potenciais de ação são variações bruscas do potencial de membrana, provocadas estímulos. Sua formação se dá pelo estímulo das células excitáveis em repouso, que ao chegarem a seu limiar geram uma mudança temporária de permeabilidade dos íons de de Na+ e K+. A partir disso, há a despolarização: abrem-se os canais de sódio que entra na célula, tornando seu interior positivo e seu exterior, negativo. Após a entrada de sódio, há a repolarização: os canais de sódio fecham e os de potássio abrem, ocorrendo a saída de potássio. Se esta ocorre em excesso, gera a hiperpolarização.

Por fim, a bomba de sódio-potássio reestabelece o potencial de repouso na célula.

  1. Explique como ocorre o processo de regeneração no SN.

R: No Sistema Nervoso Periférico, além das células da medula óssea e do tecido adiposo, podem ser utilizadas as Células de Schwann no processo de regeneração. Elas tratam dos defeitos do nervo, estimulam crescimento, podem produzir moléculas extracelulares e dão manutenção e nutrição aos nervos periféricos.

Já no Sistema Nervoso Central, por ser mais limitado por influências inibitórias, os oligodrendrócitos não se proliferam e as lesões não recebem grande regeneração.

  1. Qual são as células do SN responsável pelo processo de formação da bainha de mielina?

R: No Sistema Nervoso Central, a formação da bainha de mielina é realizada pelos oligodendrócitos. No Sistema Nervoso Periférico, é feita pelas Células de Schwann. Ambas isolam o axônio, criando uma proteção em torno dele.

  1. Qual a função da bainha de mielina na célula nervosa?

R: Ela envolve tratos nervosos, é constituída por lipídeos e proteínas e tem como funções isolar o axônio, fazer com que o potencial de ação o percorra e alcance seu terminal, além de acelerar a velocidade da condução dos impulsos nervosos.

  1. Quais são os componentes estruturais do SNA?

R: O Sistema Nervoso Autônomo é formado por núcleos situados no Sistema Nervoso Central. Os gânglios/nervos se prolongam através do encéfalo e da medula espinal e controlam de maneira inconsciente as funções vegetativas do corpo, como pressão arterial e frequência cardíaca. É dividido em Sistema Nervoso Simpático (alerta) e Sistema Nervoso Parassimpático (relaxamento e descanso).

  1. Considerando a ação dos neurotransmissores, comente sobre as seguintes doenças: ALZHEIMER, PARKINSON e DISTÚRBIO BI-POLAR.

R: Na Doença de Alzheimer, há uma insuficiência na síntese da acetilcolina, importante para a memória. Na Doença de Parkinson, caracterizada pela perda do controle motor, há a diminuição intensa da produção de dopamina.

Já no Transtorno Bipolar, acredita-se que uma das causas seja o desequilíbrio de vários neurotransmissores como a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e GABA.

  1. Que funções exercem as catecolaminas: epinefrina e norepinefrina. Comente.

R: As catecolaminas são neurotransmissores adrenérgicos (mensageiros químicos) sintetizados na vesícula sináptica e captados por adrenoreceptores.

Elas podem gerar efeitos excitatórios e inibitórios no Sistema Nervoso Periférico; no Sistema nervoso Central, realizam ações como a estimulação da respiração e aumento da atividade psicomotora.

Podem influenciar o metabolismo, atuando na função endócrina com a secreção de insulina, aumento da taxa de glicogenólise e mobilização de ácidos graxos.

Elas também preparam o organismo para situações de estresse ao gerar o aumento das contrações dos músculos, da frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com