TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Algas

Projeto de pesquisa: Biologia Algas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As algas são importantes indicadores do estado trófico, por ser a comunidade que melhor expressa os efeitos do enriquecimento nas águas abertas, além disto, sua tolerância à poluição orgânica está bem documentada.

Os profissionais que trabalham em manejo de lagos e reservatórios têm, como um de seus objetivos, observar e controlar o surgimento de espécies de algas potencialmente tóxicas, como as cianobactérias, que podem causar riscos à saúde. Para isso, estes profissionais utilizam dos laboratórios e dos microscópios para a observação dessas algas.

Outro problema que pode surgir devido ao excesso de algas é a eutrofização, que causa a morte de peixes e de outros organismos existentes naquele ecossistema.

O principal objetivo da observação de algas em laboratório é de poder classificá-las e identificá-las de acordo com seu formato, cor, organelas, e características em geral.

MATERIAL E MÉTODOS

No experimento foram utilizados os seguintes materiais:

1-Uma lamínula

2- Uma lamina

3- Amostra de algas

4- Lentes objetivas 4x, 10x, 40x e 100x.

5- Óleo Imersion

1. Pegou-se uma pequena quantidade da amostra de algas e pingou-a na lâmina.

2. Para espalhar a amostra na lâmina, colocou-se a lamínula na parte de cima.

3. Com a amostra já preparada, colocou-a no microscópio para as analises.

No microscópio óptico começamos observando pela lente objetiva de 4x. Coloque a lâmina preparada no orifício da platina, em seguida ajuste a intensidade de luminosidade do microscópio, girando o botão que está no pé do mesmo. Olhando a olho nú aproxime a lâmina da lente objetiva, ajustando pelo parafuso macrométrico. Com o olhar já na objetiva gire o macrometrico no sentido inverso, até ver o material no campo com certa nitidez. Com o micrométrico ajuste ate ver a imagem melhor. Depois de analisado com a objetiva de menor ampliação passamos para uma de maior a 10x, com o micrométrico ajustamos novamente o foco. E assim sucessivamente até analisar com todas as lentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Antes de começarmos as analises em cada uma das lentes, temos que nos lembrar que a lente ocular já apresenta um aumento de 10x, ou seja, além do aumento da lente ocular tempos que multiplicar por 10 pra termos o tamanho real que estamos analisando.

A partir dos materiais utilizados e os métodos realizados pudemos observar não apenas uma, mas diversas algas presentes na amostra analizada. Com uma observação detalhada através do microscópio obtemos os seguintes desenhos:

AUMENTO DE 40X

AUMENTO DE 100X

AUMENTO DE 400X

AUMENTO DE 1000X

Cada desenho trás a imagem dos microorganismos em foco sendo que nas primeiras via-se uma grande quantidade enquanto na última apenas uma com uma grande riqueza de detalhes já demonstrados pelo quadro acima. O experimento possibilitou a observação da alga com a presença de reserva de amido na última lente (1000x), isto se torna importante, pois possibilita ao observador conhecer realmente essa capacidade do microorganismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com