TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança em Hospitais

Por:   •  18/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]


ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA BRASÍLIA- UNIDERP
TECNOLOGO EM GESTAO HOSPITALAR

ATPS - Biossegurança


Tutor A Distância: Arthur Almeida Queiroz.
Tutor Presencial: Arthur Almeida Queiroz.

 Dilma Silva Gomes – RA: 6582337295
José Hideoblando Abrantes da Silva – RA: 6787401788
Raquel da Silva Vasconcelos – RA: 6789421342
Rodrigo Ferreira de Brito – RA: 7700622180
Simone Castro Gomes – RA: 6788372679

BRASÍLIA – DF, 21 de Setembro de 2015.


Sumário

Introdução        

Biossegurança        

Perigos Biológicos        

Infecções Emergente e Reemergente        

Riscos no Cenário Hospitalar        

Principais Riscos Ambientais        

Equipamentos de Proteção Individual        

Norma Regulamentar Nº 32        

Conclusão        

Bibliografia        


Introdução

Sabemos que procedimentos seguros e realizados de formas adequadas á para com a saúde dos pacientes necessitam de normas e medidas de biossegurança. Esse termo “biossegurança” faz parte de um conjunto de ações e técnicas baseadas em metodologias, que utiliza de equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos que podem de alguma forma oferecer riscos a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente afetando também a qualidade dos serviços a serem desenvolvidos.

A biossegurança visa à prevenção de riscos e a contenção de agentes que possam oferecer riscos a saúde. Por isso, buscam mecanismos e procedimentos que neutralizem a ação desses agentes e assim projetar e colocar em pratica procedimentos seguros. Sendo assim conclui se que os riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que, dependendo de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição, podem influenciar e oferecer risco a saúde dos clientes e funcionários, bem como atrapalhar a produtividade da instituição.

Todos os riscos ambientais são classificados de acordo com sua natureza e a forma como atuam, assim pode ser identificado como agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Em um ambiente hospitalar é comum conter uma exposição agente biológicos aos profissionais da saúde, pacientes e visitantes.

Sabemos que os profissionais da área da saúde lidam frequentemente, com riscos inerentes à sua atividade a ser desenvolvida. A exposição frequente as estes riscos pode agravar em acidente, sendo assim, providências devem ser tomadas para uma adequação da instalação, implantação e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), até a padronização de procedimentos boas práticas. Sendo assim para que haja parâmetros corretos, de controle e contenção destes riscos, é necessário que profissionais identifiquem os risco e em seguida proponham medidas de controle.


Biossegurança

Atualmente este termo tornou-se comum devido ao seu aprofundamento e utilização na saúde e segurança no trabalho.

O conceito biossegurança, surgiu por meados da década de 70,  em uma reunião científica onde foram discutidos assuntos como a proteção de pesquisadores e demais profissionais envolvidos nas áreas onde possa existir algum tipo de risco a saúde. Nessa época os estudiosos focavam os trabalhadores frente aos riscos biológicos no ambiente ocupacional.

Foi na década de 80, que os cientistas dividiram os perigos em periféricos presentes em ambientes em que as pessoas trabalhavam com agentes patogênicos tais como os riscos químicos, físicos, radioativos e ergonômicos. Nos anos de 90, a biossegurança foi conceituada como um conjunto de ações de prevenção, minimização de riscos relacionada às atividades de ou prestação de serviços.

Também encontramos uma definição onde era baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho que diz que é "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes em ambientes biotecnológicos". Percebemos então que esta definição esta centrada na prevenção de acidentes em ambientes ocupacionais.

Assim percebemos que essas definições da biossegurança se relacionam da seguinte forma:

Risco

Status

Grupo

Tecnologia

Oferece risco

Homem

Agente biológico

Oferece risco

Homem

Tecnologia

Oferece risco

Sociedade

Biodiversidade

Oferece risco

Economia


Perigos Biológicos

Sabemos que os riscos biológicos são causados na presença de vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Esses riscos ocorrem quando existe no ambiente a presença de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos. Esse contato é muito comum em indústrias de alimentos, limpeza pública e em hospitais e laboratórios.

Atualmente existe uma taxa de doenças adquirida por profissionais, doenças tais como AIDS, Hepatite, Tuberculose são doenças provocadas por microorganismos. Sendo assim acreditamos que seja necessário medidas preventivas para que as condições de higiene e segurança nos diversos setores de trabalho sejam adequadas.

Os riscos biológicos em Hospitais e laboratórios podem estar relacionados com a manipulação de:

  • Agentes/Resíduos patogênicos selvagens;
  • Agentes/Resíduos patogênicos atenuados;
  • Agentes/Resíduos patogênicos que sofreram processo de recombinação;
  • Agentes/Resíduos biológicos.
  • Culturas e manipulações celulares.

Sabemos que todos esses agentes/resíduos citados acima são fontes de. A contaminação ocorre principalmente por via cutânea ou percutânea, respiratória, conjuntiva e oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (357.2 Kb)   docx (555.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com