TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biosseguridade Suinos

Exames: Biosseguridade Suinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 4

Biossegurança no sistema de criação de suínos.

A biossegurança na suinocultura é definida como um programa realizado no dia a dia visando diminuir proteção à saúde e ao bem-estar animal inibindo assim, os riscos de infecção.

Com a evolução do mercado da carne suína e o crescimento no investimento de grandes empresas na criação de suínos, medidas foram tomadas devido aos seus desafios encontrados na suinocultura, destacando-se a transmissão de doenças aos seres humanos de forma direta, no caso dos trabalhadores a campo ou no consumo da carne suína, por isso da importância da biossegurança na suinocultura

Assim, a definição pode ser definida de um conjunto de normas e também procedimentos realizados para evitar ou minimizar a entradas de agentes patógenos, ou seja, infecciosos no rebanho e o controle de sua disseminação dentro deste grupo de animais.

O uso desta prática no Brasil teve inicio nos anos 90 e virou rotina destes profissionais a partir da abertura do mercado internacional devido às exigências quanto à qualidade da carne a ser exportada e com o passar dos anos e a posição que o Brasil ocupa como exportador a biossegurança esta se tornando um componente importante cada vez mais importante na cadeia produtiva da suinocultura.

Além disso, toda essa pratica de criação de suínos exige investimentos e a biossegurança minimiza também as perdas financeiras, como por exemplo, que entre os principais efeitos das doenças no setor de reprodução é a elevação da mortalidade de porcas e leitões, quadros de baixa fertilidade com leitegadas de tamanho reduzido e de menores pesos ao nascimento, ainda no setor de crescimento e terminação piores conversões alimentares e taxas de mortalidade com elevação de gastos com medicamentos, ou seja, prejuízo ao suinocultor e ao próprio consumidor.

Quanto aos procedimentos a ser executados segundo as normas:

Isolamento

Principalmente de outros criatórios ou aglomerados de suínos evitando assim a propagação de doenças.

Localização da Granja

Distante em pelos menos 500m de qualquer outra criação ou abatedouro de suínos e pelos menos 100m de estradas por onde transitam caminhões com suínos evitando assim a transmissão de agentes infecciosos por via aérea e através de.

Acesso e Portaria

Não permitir o trânsito de pessoas e/ou veículos no local sem prévia autorização.

A granja deve ser cercada e a entrada de veículos deve ser proibida ou se preciso desinfecção deste.

Utilizar a portaria como o único local de acesso de pessoas à granja.

Cercas

Uso de tela de pelo menos 1,5 metros de altura para evitar o livre acesso de pessoas, veículos e outros animais afastada a pelo menos 20 ou 30 metros das instalações.

Barreira Vegetal

Fazer um cinturão verde com uma largura de aproximadamente 50 m, podendo ser espécies de crescimento rápido (pinus ou eucaliptos) plantadas em linhas desencontradas formando um quebra-vento.

Introdução de Equipamentos

Avaliar previamente qualquer produto ou equipamento que necessite ser introduzido na granja, em relação a possível presença de agentes contaminantes.

Entrada de pessoas

Os funcionários devem tomar banho e trocar de roupa todos os dias na entrada da granja, e serem esclarecidos sobre os princípios de controle de doenças para não visitarem outras criações de suínos e restringindo ao máximo as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com