TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Do Ambiente térmico E Os Gases Que Nele Afeta No Manejo De Suínos Na Creche

Monografias: A Influência Do Ambiente térmico E Os Gases Que Nele Afeta No Manejo De Suínos Na Creche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

A influência do ambiente térmico e os gases que nele afeta no manejo de suínos na creche

Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar os níveis de concentração de amônia (NH3) e dióxido de carbono (CO2) em instalações de suínos na fase de creches. Notificou-se que na estação do inverno, os produtores devem fechar as janelas e portas das instalações para mante-los aquecidos, o que causa um abafamento neste local, fazendo com que aumente a concentração de amônia e de dióxido de carbono. Essa amônia provem das fezes e urinas desses leitões e o CO2 vem da respiração dos mesmos. A concentração de amônio deve ser diminuída, pois é prejudicial ao suíno, para diminuir essa concentração deve manejar os dejetos dos suínos com muito cuidado, pois os danos causados nos suínos são os mesmos para o ser humano.

Palavras chaves: amônia, dióxido de carbono, instalações de suínos, manejo de dejetos

Introdução

O ambiente térmico é um fator muito importante na criação de suínos na creche, pois o animal na creche esta longe de sua matriz e esta exposto a condições de baixas temperaturas na época do inverno, as instalações ficam mais fechadas para manter o ambiente aquecido, mas por conseqüência fechando a circulação de ar na instalação, isto interfere na qualidade do ar e no ganho produtivo do animal.

Gases como amônia (NH3), dióxido de carbono (CO2) e o monóxido de carbono (CO), estão presentes nas instalações neste período; estes gases são prejudiciais aos suínos. A redução desses gases ajuda no ganho de peso dos suínos. Na época do verão, cortinas e aberturas são utilizadas nas instalações para circulação do ar e controle da temperatura do ambiente.

O sistema de produção intensivo na suinocultura exige dos produtores, maior concentração de animais em pequenas áreas de produção e que este manejo não degrada o meio ambiente, gerando uma maior produtividade.

Diante desses fatos, este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do ar e o ambiente térmico para obter melhor desempenho na produção de suínos na creche.

Revisão Bibliográfica

Apesar de no Brasil o clima ser tropical, na época do inverno os produtores de suínos tem que se atentar a criação na maternidade, pois na creche, estes suínos exigem um ambiente mais aquecido, fazendo com que o produtor feche as portas e janelas de suas instalações, causando menor circulação do ar. Fechando essas instalações, a concentração de gases que afetam o desempenho destes animais é alta. Um exemplo é a amônia.

NH3 Efeitos nos suínos

50 ppm Irrita as mucosas e causa problemas respiratórios

100 ppm Causa espirros e perda de apetite

Mais de 300 ppm Pode levar a convulções

Fonte: BARKER et al. (2002)

As excreções ou dejetos (urina + fezes) destes suínos devem ser manejados da maneira correta, para não afetar o meio ambiente e nem a criação e o desempenho destes animais, além de causar letalidade aos trabalhadores.

O dióxido de carbono (CO2) é produzido diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com