TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Suinos

Casos: Relatorio Suinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.163 Visualizações

Página 1 de 2

Sábado dia 26.04.14, foi realizada uma aula prática de Etologia e Bem Estar Animal, numa granja de suínos situada na localidade de Alta da União. Objetivo desta aula foi observar o estado físico da granja, não esquecendo o manejo para a melhoria do bem estar destes animais.

No primeiro momento da aula, foi mostrada a sala de reprodução ou sala de Matriz. Onde, porcas antes e depois de colocadas para a seminação artificial, eram mantidas com águas em gaiolas de 60x1, 80 cm de tamanho.

Reprodução Artificial era realizada por meio de pipetas. Muitas vezes não sendo possível fazer o ato com a pipeta do tamanho normal (sêmen 90 ml - grande, introduzida de maneira tradicional), assim, utilizando uma menor (usada através da cervical ultrauterina). Neste momento, é claro, acontece sem a presença do macho.

Matriz vazia significa que o animal não entrou no cio. Com isso, é colocada novamente para o ciclo reprodutivo.

Sala de Monta ou de Matriz → não há nenhuma climatização por meio de aparelhos. A sala é composta por cortinas que tem como objetivo a minimização da temperatura. Deixando a temperatura ambiente em torno dos 12 – 22 ºC.

Problemas/doenças (pode ocorrer):

• Problemas urinários, com menos frequência.

• Diminuição da ingestão de alimentos. Podendo causar futuros problemas nutritivos para o animal.

• Micotoxinas, (substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos). Causadoras de úlceras, podendo levar até ao óbito. Prejudicando também na reprodução.

Fatores que pode levar as causas de doenças: rações (falta de lisina – aminoácido bastante frequente e importante que serve como aditivo em rações para nutrição de suínos), umidade e tipos de pisos de locais onde ficam os suínos.

FATORES DE ESTRESSE:

 Ranger os dentes;

 Inquietação;

 Morder grades das gaiolas;

 Falta de água induz ao estresse no momento da reprodução artificial;

PÓS – PARTO

Um leitão para cada teto. Não podendo deixar leitões a mais que os tetos das porcas. Pois, assim, ocasiona a morte dos filhotes.

No primeiro dia de vida dos leitões, há o corte dos rabos por cauterização.

Doenças que afetam os leitões – Artrite e diarreia.

No terceiro dia de vida dos leitões é usado ferro na alimentação (1 ml por leitões).

AQUECIMENTO: feitas por lâmpadas comuns ou infravermelhas. Ambas proibidas. Assim, tendo no futuro para essas salas, um sistema de climatização.

O problema da sincronização se dá devido ao nascimento de leitões antes do tempo. E a importância desta sincronização é concentrar parto e manejo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com