TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioética

Artigo: Bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.

A Bioética não é somente um campo específico, pois seus referenciais estão no campo da Medicina, da Biologia, da Filosofia, da Ética, do Direito, entre outros. Era considerada uma ponte entre duas culturas: a das ciências e das humanidades.

O bioquímico americano Van Rensselaer Potter, um dos primeiros a utilizar o termo trabalhou para que a Bioética se unificasse aos outros campos e que até hoje são difíceis de discutir, presentes em assuntos que não possuem consensos morais e éticos como o aborto, a clonagem, a eutanásia, células tronco, entre outros.

Em 1974 foi criado um Projeto de Lei chamado Lei Nacional para a Investigação científica, que basicamente revisava as normas do governo federal sobre pesquisa científica, com o objetivo de assegurar os direitos dos cidadãos. Respondia as críticas que a opinião pública fazia a violência cometida por pesquisadores na manipulação de animais e pessoas em experiências laboratoriais e também estabelecia princípios gerais mais concretos e abrangentes para orientar e guiar pesquisas em Biomedicina e ciências de conduta.

2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.

A Bioética possui muitas terminações, que engloba compreender o ser humano, animal mais complexo do planeta. O antropólogo e sociólogo Edgar Morin defende uma tese de que não há fronteiras entre ciências exatas, humanas e biológicas, elas estão interligadas, sendo o conceito de “fronteira” apenas imaginário das pessoas.

O mundo tem mais de 200 países e considerando a diversidade econômica, política e cultural, todo país possui um sistema educacional e não é coincidência que todas as escolas têm uma grade curricular, ou seja, abordagem interdisciplinar.

Nesse contexto a Bioética é um conhecimento que resulta de quase todas as áreas científicas e estudá-la traz muitas melhorias nas vidas das pessoas, porém precisa ser uma combinação entre responsabilidade e conhecimento, pois pode levar ao caminho do triunfo, mas também leva a um caminho arriscado, em que podem ocorrer falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com