TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bons hábitos alimentares

Por:   •  14/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário São Camilo – ES.

Disciplina: Nutrição, Comportamento e Aprendizagem.

Professora: Simone Machado de Athayde.

Componentes: Adriana Callegari Zucolotto (204566); Érika Jordão Bruno (204563); Helena Bergamaschi Cei (204536); Marcela Garcia Schayder (201633); Vanessa Nogueira Elias (204643); Vanessa Ribeiro Morelo (205234).

Proposta de Produção: Projeto de Intervenção

1. INTRODUÇÃO

Temática: Bons Hábitos Alimentares

Trabalhar os bons hábitos alimentares desde a educação infantil é extremamente importante; A inserção do alimento nas práticas pedagógicas na educação infantil é fundamental, sendo uma opção para efetivar ações de promoção da saúde na escola, possibilitando a formação de indivíduos conscientes e com hábitos de vida saudáveis.

No período pré-escolar e escolar, a criança relaciona sua alimentação pela sugestão do ambiente e do contexto social em que vive.Tendo em vista o pouco interesse que as crianças de 2 e 3 anos tem em alimentar-se com frutas, percebe-se a necessidade em levar esta proposta para o cotidiano escolar.

A má alimentação, a obesidade e os demais problemas relacionados à saúde, provavelmente serão um dos maiores problemas de caráter sócio-educativo a serem enfrentados no futuro próximo. Os bons hábitos alimentares devem ser questões presentes a serem discutidas na escola, sendo este o ambiente que melhor representa o início da discussão pelas práticas alimentares dos alunos, das crianças em geral.

As crianças precisam conhecer as boas práticas alimentares e esse papel cabe aos educadores que deve preparar seus alunos para a construção de uma sociedade saudável em que as pessoas tenham saúde e qualidade de vida.

Uma situação que propiciou esta proposta foi o não contato com as frutas que os alunos de determinada escola de educação infantil no município de Vargem Alta apresenta. Sentiu-se a necessidade de construir uma proposta de intervenção a ser utilizada no cotidiano escolar onde as crianças pudessem ter o contato com as frutas que não conhecem e até mesmo com as mais comuns em seu dia a dia.

. Objetivo geral

• Propiciar o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para promover uma boa saúde;

Objetivos específicos:

• Impulsionar os bons Hábitos alimentares;

• Conhecer as preferências alimentares das crianças;

• Descrever os benefícios que as frutas trazem para a nossa saúde;

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O período de alfabetização é de extrema importância no desenvolvimento comportamental da criança, onde ela começa a estabelecer novas relações com o mundo através da escola. É neste ambiente que as crianças absorvem diversos temas que ajudam para um bom desempenho escolar inclusive fazendo com que o aluno esteja preparado para atuar em sociedade. Dentre esses temas a questão de bons hábitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com